Efetividade e Impacto: Como carregar uma partida no LoL?

Olá, invocador (a) tudo bem? Sou o Ezreal e hoje irei tratar de um assunto imprescindível tanto para jogadores do high elo e do low elo. Trata-se da capacidade de se manter efetivo (a) e impactante em todas as partidas.

Em primeiro lugar, é importante desmistificar um suposto fato que paira a Summoners Rift desde a Season 1 (ano em que comecei a jogar). Trata-se da crença de que “o seu time é sempre pior que o adversário”.

Fonte: If you've made a top gap, send this video

Com certeza você já deve ter jogado várias partidas frustrantes, em que o outro time jogou de modo a fazer com que sua vitória fosse praticamente impossível.

Houve também várias vezes em que no outro time a maioria estava jogando mal, mas tinha, por exemplo, um top laner extremamente feedado, sempre incomodando no split ou arrasando as teamfights, ou um jungle que sempre estava no lugar certo e na hora certa, punindo overs ou garantindo objetivos, enfim, esses são alguns exemplos de como é possível impactar, mesmo em partidas em que seu time está atrás.

Desse modo, é importante ter em mente que isso não é um fato aleatório, mas uma construção (seja ela consciente ou não). Em cada role há diversas formas de você impactar diretamente na partida, seja de modo positivo ou não. O exemplo mais claro é quando um jogador de alto nível joga partidas em elos inferiores, é comum ver esse jogador criando uma série de vantagens para si ou para seu time. Dito isso, resta dizer que se realmente fosse impossível sair do prata, ou do platina, ou do diamante, não existiria eloboosting, smurfs com winrates absurdas, etc.

No entanto, antes de atirar pedras ou elencar desculpas, é preciso refletir: será que quando estou analisando o impacto de meus companheiros, analiso da mesma forma o meu próprio impacto?

Para ilustrar o que quero dizer, convém analisarmos o seguinte gráfico:

Obs: Considerando que o nível de conhecimento e habilidade acerca do jogo possa ser quantificado entre 1 e até 10, é possível concluir que cada elo vai lhe exigir um certo nível de habilidade e conhecimento que também pode ser quantificado entre 1 e até 10. Nesse sentido, trouxe a título de exemplo três jogadores fictícios e alguns elos que julgo servirem como “divisores de águas”.

A dinâmica que gostaria de utilizar é a seguinte: imagine o que aconteceria se inserirmos o player 3 no prata, será que ele faria as mesmas coisas que o player 1? ou que o player 2?

Se a resposta for não, já começamos a compreender que a realidade de cada partida não é um fato aleatório, mas uma construção. O player 3 provavelmente terá habilidades ou um conhecimento de jogo melhores do que o player 1, além de dispor de um nível técnico muito acima do que é exigido pelo elo em questão, permitindo-o forçar jogadas que talvez não teriam o mesmo impacto no master+, e assim sucessivamente. 

Lembre-se: LoL é um jogo no qual a vantagem de nível e itens literalmente faz com que o seu personagem cause mais dano e receba menos dano. Tendo isso em mente, será cada vez mais interessante na Soloq optar por personagens que são mais impactantes no early game, de modo a criar uma grande vantagem e fechar o jogo o quanto antes. Caso a partida se prolongue muito, cada vez mais a distância de nível e itens será cada vez menos relevante, tornando a sua chance de vitória cada vez menor. E, novamente, vale dizer que dependerá de você manejar com sabedoria a vantagem criada.

Ou seja, pare de criar desculpas, se você está na mesma situação do player 1, ou está preso no mesmo elo por várias seasons, significa apenas que o seu nível de impacto nas partidas não está tão acima do nível de impacto que o seu elo exige. Sem contar o fato de que os fatores mentais como níveis de concentração, stress, em resumo, a forma como você reage ao que acontece dentro e fora do jogo podem promover uma queda drástica em seu nível de impacto, sendo o famoso caso de “dar um tempo” e esfriar a cabeça. 

Quando se sentir pronto, basta assumir a responsabilidade pelas suas partidas e parar de criar barreiras para si mesmo. Se você se identifica com isso, significa que provavelmente é o seu próprio ego que o impede de continuar se desenvolvendo e aprendendo com os próprios erros.

Para concluir, talvez não seja tão fácil descobrir  sozinho(a) o que lhe está faltando para subir de elo, por esse motivo é que aqui na Elomax oferecemos um serviço de coaching personalizado, pois focamos exatamente naquilo que mais precisa ser lapidado em sua gameplay.

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