Runas de Suporte: quando escolher runas ofensivas ou defensivas?

Oi, oi! Sou o Björk e jogo League of Legends desde a Season 2, com algumas breves interrupções. Desde o início de minha jornada no Rift, os campeões suportes sempre me cativaram mais do que os demais e, conforme os anos foram passando, me vi testando diversas outras rotas para, no fim, voltar para a bot lane, onde atingi resultados elevados de modo consistente, até o Desafiante.

Em minhas incursões aos elos mais baixos, sempre percebo uma dificuldade imensa em selecionar as melhores runas para uma partida, e consigo atribuir isso a uma série de fatores. O primeiro deles é o desconhecimento geral do que cada runa faz, o que pode ser solucionado com a leitura das páginas para evitar que essa seleção seja feita de forma automática. Embora muitos prefiram aplicativos como o Blitz.GG e a consulta ao Pro Builds para ajudar a escolher as melhores runas, sou da opinião de que conhecê-las minuciosamente amplifica drasticamente suas chances de vitória em uma partida e, por isso, ter em mente a função de cada uma não é meramente trivial. 

Em seguida, existem jogadores que usam a mesma página de runa para toda a partida e esquecem que a proposta desse sistema, implementado já há alguns anos, é ser fluido e adaptável para cada partida. Vale lembrar que cada jogo é um jogo mas, se há um denominador comum entre eles, é que todos começam na Seleção de Campeões. Compreender a função do seu campeão diante de determinada composição é absurdamente necessário, já que, em muitos casos, um pick mais defensivo também pode ser jogado de forma mais proativa na bot lane.

Por fim, e ainda mais grave, invocadores que não se atentam ao meta e às atualizações de sistema acabam por ficarem perdidos em algumas escolhas de runas. O exemplo mais recente é a popularização do estilo de jogo com o Eletrocutar para a Nami, que na grande maioria das vezes é acompanhada pelo Lucian. Diversos jogadores não entendem o porquê da estratégia funcionar e quando ela opera melhor e, devido a isso, acabam não tendo sucesso e selecionam essa mesma página em todos os jogos, o que definitivamente não é inteligente.

Nesse guia, vou transmitir alguns dos meus conhecimentos sobre as runas do jogo em seu estado atual e tentar auxiliar os leitores em selecionar as melhores para cada situação de jogo.

Possíveis Escolhas: Síntese Geral

É seguro afirmar que, como um suporte, você irá transitar entre menos escolhas de runa do que as demais classes de campeões. Diferente de personagens da Mid lane, que possuem uma variedade absurda de Runas Principais, os suportes usualmente optam entre as páginas de Feitiçaria ou a de Determinação. Recentemente, suportes seletos como a Nami e o Pyke vem empregando Eletrocutar e Chuva de Lâminas, da página de Dominação, em suas partidas, mas são escolhas particulares aos campeões. Também, com as mudanças no Predador, também da página de Determinação, tornou-se menos raros ver suportes utilizando-a, bem como a runa do Aprimoramento Glacial, na página de Inspiração, que tornou-se subitamente popular para diversos picks.

Além de fazer sua seleção de campeão de forma inteligente, é importante parear essa escolha com uma página de runa capaz de acompanhar seu plano de jogo para aquela partida específica e, consequentemente, melhorar seu resultado. 

Opções Defensivas de Runa: Determinação e Inspiração

Imagine-se como o jogador que escolhe primeiro num draft, do lado azul. Você é o suporte e acaba selecionando Lulu, já que seu Ad Carry anunciou que iria de Kog’ Maw. Conforme mais escolhas vão sendo reveladas, uma Leona aparece do outro lado, acompanhada de uma Tristana. Em níveis similares de habilidade, esse cenário automaticamente mitiga muitas oportunidades de ser agressivo na lane de forma constante, já que você, como uma Lulu, poderá ser alcançado e morto rapidamente pela dupla inimiga. Nesse caso, é importante pensar em estratégias defensivas para sobreviver a laning phase e escalar com seu Kog’ Maw, eventualmente auxiliando-o a atingir seu pico de poder quando conseguir alguns itens. Uma possibilidade é usar o feitiço Exaustão, enquanto seu atirador leva o Purificar, para sobreviver às investidas da Leona adversária, e comprar um Escudo do Relicário, já que você não terá muitas aberturas para dar ataques básicos caso os oponentes joguem corretamente.

Mas e quanto às runas? Utilizar Invocar Aery nessa situação não seria a pior coisa do mundo, mas o Guardião, por outro lado, não só lhe oferece mais durabilidade ao conferir um escudo para você e seu aliado em situações de perigo, mas também lhe permite utilizar todas as runas secundárias da página de Determinação, extremamente potente quando a intenção é melhorar status defensivos. Nessa match up na rota inferior, a escolha ideal, na minha percepção, seria utilizar o Guardião juntamente à Fonte da Vida, que seria ativada na Lança Purpurina (Q) da Lulu, o Osso Revestido, para sobreviver ao burst inimigo e, por último, Revitalizar, a fim de amplificar os escudos da campeã. 

Exemplo de runa para a Lulu em match-ups em que você precisa jogar de forma mais defensiva, sobrevivendo à laning phase para garantir o scaling posterior.

Agora, se mudarmos os atiradores envolvidos na partida e trocarmos o Kog’ Maw por um Draven e a Tristana por um Ezreal, vale notar que as chances da bot lane inimiga conseguir explodir você ou seu Ad Carry com um combo estão drasticamente reduzidas. Nesse sentido, usar o Guardião se justificaria caso existam ameaças mais potentes de burst pelo time inimigo, mais especificamente na selva. Como o Draven é um campeão que precisa de agressão cedo, utilizar o Invocar Aery, juntamente a um controle de rota e a tentativa de trocar constantemente contra a bot lane inimiga, seria uma melhor escolha.

Quando tratamos de campeões tank e iniciadores, como o Thresh, Braum, Alistar ou Galio, as escolhas de runa são mais óbvias. Apesar de terem o potencial agressivo, é importante garantir durabilidade para que eles mesmos possam continuar vivos após engajarem e, por isso, o Guardião ou o Pós-Choque acabam sendo seleções mais comuns. No caso do Thresh, ainda, existe a alternativa de utilizar ambas as runas: em partidas em que sua função será estar sempre na linha de frente criando picks e iniciações, na falta de outro engage primário, utilizar o Pós-Choque pode ser uma consideração mais inteligente. O Guardião, no entanto, oferece mais proteção para seu aliado e pode ser interessante em cenários com muitos assassinos do outro lado. Essa runa, aliás, divide agora espaço com o Aprimoramento Glacial, que vem sendo testada por vários profissionais por sua habilidade em reduzir o dano causado pelos afetados por um curto período de tempo. Pode ser interessante por seu cooldown relativamente menor, ainda que não ofereça uma laning phase tão sólida quanto as outras duas escolhas. Recomendo selecioná-la apenas quando tiver mais experiência com o campeão.

Exemplo de página de runa com Aprimoramento Glacial para Thresh.

Na imagem, um exemplo de página primária de runa a ser utilizada para o Thresh, por exemplo, com Aprimoramento Glacial. Runas marcadas em azul sinalizam possíveis escolhas, já que, na maioria das vezes, são seleções absolutamente pessoais para cada partida. O Cronômetro pode ser adotado quando a intenção é ser mais agressivo em jogadas após o nível seis, enquanto o Pulverizador de Tropas pode garantir um push mais rápido de lane. O Tônico de Distorção do Tempo fornece maior durabilidade e sustain em lane, enquanto a Perspicácia Cósmica melhora tempos de recarga e é uma opção bastante consistente num geral.

Opções Ofensivas de Runa: Feitiçaria

A página de Feitiçaria é especialmente eficaz em habilitar agressão inicial aos suportes magos por fornecer mais poder em trocas curtas, com o Invocar Aery ou o Cometa Arcano. Suportes encantadores como a Karma, Nami, Janna, Yuumi, Sona, Soraka e Lux costumam utilizá-la com maior eficiência na fase de rotas e, nesse caso, vale pontuar que a diferença central entre o Aery e o Cometa é que, embora o segundo soe mais forte para os primeiros minutos de rota, a primeira opção oferece um melhor scaling para a partida.  

Imagine-se como uma Janna, por exemplo. Ainda que você possa vencer a laning phase com uma margem razoável de vantagem, após os 15 minutos de jogo sua função deixa de ser a de causar dano e torna-se estritamente proteger seus aliados, competência melhor aprimorada pelo Invocar Aery. O mesmo ocorre com a Karma, com a diferença de que, se você escolher usar o Cometa Arcano, vale a pena maximizar a Chama Interior (Q) em seus cinco pontos antes de colocá-los na Inspiração (E), já que, dentre os mencionados, a Karma é a campeã que mais consegue desempenhar a parte ofensiva da função de um mago. O Cometa Arcano passa a ser uma melhor escolha quando existe domínio absoluto na bot lane dadas as match-ups, como por exemplo quando você é uma Karma e seu atirador um Draven contra um Kog’ Maw e uma Lulu. Nesse caso, vocês precisam pressionar o máximo possível, já que muito provavelmente tomarão outscale, e o cometa pode ajudar bastante nesse aspecto. 

Suponha que você escolheu uma Soraka, com seu atirador sendo uma Caitlyn, e esteja contra uma Lulu e um Jhin. Não existe, nesse cenário, qualquer ameaça de burst proveniente da bot lane inimiga durante a fase de rotas e, por isso, utilizar runas defensivas seria um desperdício. O Aery, nesse caso, seria potente para melhorar trocas de early game que devem ser buscadas por você e sua Caitlyn na intenção de vencer essa parcela inicial do jogo, além de também oferecer um escudo considerável para aliados que você proteger com sua cura durante o restante da partida.

Nas opções seguintes dessa mesma página, a Faixa de Fluxo de Mana é a mais popular por ser consistente, mas o Orbe Anulador pode ser selecionado contra composições com muito dano mágico e é especialmente eficaz contra o Karthus. Personagens que não utilizam tanta mana também pode optar pelo Manto de Nimbus, que, apesar de ter sofrido alguns enfraquecimentos no passado, ainda é utilizável. Em seguida, considero a Transcendência a melhor escolha, mas alguns campeões, como a própria Janna, podem usar a Celeridade como ferramenta adicional à sua elevada velocidade de movimento. No último trio, utiliza-se o Chamuscar quando há intenção em trocar constantemente na lane (especialmente se estiver utilizando o Cometa Arcano), o Caminhar Sobre as Águas para fortalecer suas rotações com alguns campeões como a Janna ou a Karma e, por último, a Tempestade Crescente em partidas em que sua função será a de escalar com seu atirador, e somente isso.

Exemplo de página que costumo utilizar para a Janna em partidas em que sei que terei uma lane relativamente tranquila, habilitando roamings pelo mapa. A secundária em Dominação oferece ainda mais velocidade de movimento.

Opções Ofensivas de Runa: Dominação

Poucos são os suportes que utilizam a Dominação de forma realmente consistente e, mais recentemente, com a aparição do Predador como uma escolha viável, testemunhamos um maior número de jogadores escolhendo a runa para o Rakan, Galio, Bardo e Pyke. Enquanto os dois últimos já podiam utilizar a Chuva de Lâminas para trocas rápidas e mais potentes em lane, Rakan e Galio eram adeptos à página de Determinação. O Predador é uma escolha arriscada e deve estar acompanhada de certa maestria com o personagem selecionado, uma vez que depende de um estilo de jogo absolutamente ofensivo para funcionar bem. Para além disso, ainda existe a necessidade de utilizar a runa de Caça Engenhosa, na última seção da página de Dominação, para reduzir o tempo de recarga da runa principal. Pode ser escolhida quando seu plano de jogo é acompanhar seu caçador e provocar o caos pelo mapa.

Exemplo de página de runa para se usar com Predador. Lembre-se de NÃO selecionar a runa de Calçados Levemente Mágicos, já que isso fará com que você não possa comprar botas no early game e, consequentemente, não possa usar a runa primária.

Runas Secundárias

Com poucas exceções, como a Yuumi e a Sona, são poucos os campeões suportes que utilizam a página de Precisão. As duas campeãs, aliás, o fazem por dependerem de custos de mana altíssimos e, em alguns cenários, podem escolher a Presença de Espírito e o Dilacerar para melhorar essas reservas e também causar mais dano. Os demais suportes, no entanto, transitam entre dois espectros mais comuns e absolutamente pessoais: a seleção da Inspiração, com Entrega de Biscoitos/Perspicácia Cósmica/Flash Hextec/Tônico de Distorção do Tempo como as escolhas mais populares, ou Determinação, que tem Osso Revestido/Ventos Revigorantes/Fonte da Vida/Condicionamento/Revitalizar como pontos de maior escolha. Alguns suportes também optam por utilizar a Dominação, com Sentinela Zumbi/Gosto de Sangue/Caça Incansável/Caça Suprema, apesar de estarem em menor número.

Para efeito de compreensão, ressalto que a escolha da runa secundária é extremamente importante, mas muito ligada à preferência de cada jogador. Vale a pena jogar e testar cada seleção para, depois, entender quando aquela runa fez diferença e quando não fez, ou quando uma outra escolha poderia ter sido melhor aproveitada. Um conselho pessoal é que o combo de Inspiração com Entrega de Biscoitos e Perspicácia Cósmica é o mais consistente para se começar, então vá em frente e teste seus melhores palpites.

Conclusão

Experimentar com as runas pode ser bastante divertido e, por isso, agradeço a você que leu até aqui! A ELOMAX tem o melhor serviço de Coaching do mercado e, nessa nova season, conte conosco para lhe fornecer aquele suporte, teórico ou prático, em suas ranqueadas! Você pode optar tanto por aulas tradicionais, como aulas específicas para mono-champions. Esse guia será atualizado conforme a necessidade.

Logo

Welcome to ELOMAX

Please, enter your e-mail/password to access your ELOMAX account.

League of Legends is a registered trademark of Riot Games, Inc. We are in no way affiliated with, associated with, or endorsed by Riot Games, Inc.