Faça o básico excepcionalmente e comece a destruir suas partidas

Olá, saudações invocadores! Sou o instrutor Akali, jogo League of Legends desde 2011 (no lançamento da Riven). Desde então sou fascinado pela Riven e bonecos que demandam um nível alto de dedicação, duelistas no geral, que acabam demorando para maioria dos players serem efetivos. Dito isso, quem nunca parou e pensou "Como eu poderia melhorar sozinho individualmente?".

Bom, se esse pensamento ainda perdura em ti, creio que veio ao lugar certo. Irei passar algumas dicas e ferramentas, testadas e aprovadas por profissionais, e irei também por meio desse artigo ajuda-los no uso dos mesmos, seja dando dicas, mostrando maneiras de usa-los para os jogos que buscamos o topo. Não é nenhuma fórmula milagrosa, porém os resultados virão logo, caso utilizem as informações com atenção.

Primeiro devemos citar o que nos faz ser ou agir como um jogador de alto nível, entender também que um bom jogador não costuma fazer algo  grande que pessoas normais não consigam fazer, esses profissionais costumam em grande parte apenas fazer o básico excepcionalmente. Para facilitar o entendimento dos jogadores, os coachs costumam dividir o aprendizado em 3: micro/macro/mindset. São 3 pilares para a serem estudados e aperfeiçoados todos os dias.

Agora que já dividimos o aprendizado em 3, vamos em busca de entender como cada um deles é importante, como funcionam e como podemos evoluir para assim buscarmos o topo.

Micro

Basicamente tem ligação com tudo que você faça individualmente, sem ligação com os demais jogadores e o mapa, como por exemplo: APM (Ações por minuto), está incluído a velocidade que o seu cérebro processa tudo e ocasiona numa reação, a sua capacidade de lidar com múltiplas tarefas no jogo e o quão veloz você é perante os outros, seja em farm, controle de wave, noção de spacing, que é ter noção do espaço das suas habilidades ou ataques básicos. 

Uma dica valiosa é usar o ataque básico na tecla A, assim você acaba tendo a noção de que no circulo que aparece é a sua área de ação, ou seja, é favorável que você lute nela e o inimigo não entre nela, assim causando dano no inimigo sem ele te atingir ou desviando de algo dele. Ter noção do dano de habilidades, seja sobre o dano causado ou o dano que podemos nos submeter a sermos atingidos numa luta. 

Referente a tempos de recargas, uma dica: você pegar o campeão que você esta contra e pesquisa-lo no site op.gg. Assim, durante a seleção ou a tela de carregamento basta você passar o mouse em cima das habilidades do campeão no site e veremos o tempo de recarga de suas respectivas habilidades, assim podemos ter vantagens sobre o inimigo, tais como eles nem imaginariam.

Após entendermos a parte micro do jogo, como podemos exercita-la de maneira geral e impactarmos no nosso dia a dia de ranqueadas? Irei citar sites abaixo que nos auxiliam no aprimoramento individual de alto nível.

https://loldodgegame.com/  - Site que simula o mapa de League of Legends com o objetivo principal de estimular o desvio de habilidades, o jogo foi popularizado na live do Faker após ele jogar diversas vezes em sua live.

https://www.arealme.com/apm-actions-per-minute-test/en/ Site que tem objetivo principal o exercício do APM no qual falamos acima. Nele você compete até mesmo com outros jogadores, pois ao final do termino do exercício aparecerá uma mensagem descrevendo a % de players que pertence seu desempenho.

https://humanbenchmark.com/tests/reactiontime Exercício que possui apenas 1 clique, ótimo para junglers e campeões que necessitam acertar algo muito importante, mistura reação com precisão, ao fim dele mede sua velocidade, assim você pode ir quebrando seu recorde.

http://www.donttap.com  - Site para exercício focado em consistência dos cliques.

 https://osu.ppy.sh/home Ótimo para precisão e agilidade, porém de todos é o que não recomendaria para alguém que possui tendinite ou tem tendência a ter, a não ser é claro que usem de maneira moderada.

https://medal.tv/pt - Site para gravar jogadas, mostra os momentos mais importantes da partida, mortes, objetivos, kills e acaba auxiliando para ver o quanto esta evoluindo a partir do tempo passar vendo essas jogadas e seus cliques, ele grava sua tela inteira e seus cliques.

Macro

É a parte do League of Legends relacionada ao mapa principalmente, como rotações, pressão, a geografia do mapa, objetivos, entender o ritmo de jogo, o que fazer em certas situações, como distribuir vantagem a partir da sua lane para as outras, saber os pontos fortes e pontos fracos de cada composição para assim explorar as fraquezas dos inimigos e não ser explorado pelos seus pontos fracos, construir alguma vantagem baseada na sua visão ou falta de visão inimiga. Diferente do Micro, o processo de aprendizado dele costuma ser mais complicado, pois o jogo muda bastante nesse aspecto e não muda tanto para o micro. 

Dito isso, como aprendemos a desenvolver melhor nosso macro?


O Macro gaming pode ser executado de diversas formas, a principal delas é quando a pressão é exercida por 1 determinado time, em grande parte o time que lida com a pressão sobre ele acaba cedendo território, muitas das vezes acabando cometendo erros.  Como comprar brigas que não seria possível ganhar por ter desvantagem numérica, por algum aliado estar respondendo a pressão. 

Quando você impõe pressão e da push em uma wave acaba que o time inimigo precisa responder aquela onda de tropas, assim te dando uma janela suficiente para fazer jogada e o inimigo ter que fazer uma decisão ruim. Ou lutar e perder xp/gold, ou não lutar e ceder objetivos sendo que são lutas na qual eles possuem pressão sobre o adversário, por ter vantagem numérica.

Você saber como e quando sair da lane é uma base para efetuar o macro no game, o que vai definir dar certo ou não, é a intenção e tempo de quando você realizou essa ação. O macro acaba sendo mais complicado por que você precisa ter realizado bem o micro em grande parte das situações para ser efetivo no mapa. Uma grande parcela de campeões conseguem apenas serem efetivos se foram bem executados durante o jogo, mas não necessariamente existe um campeão 100% inútil estando atrás. Por exemplo, bons exercícios para entender o mapa e começar a pensar nas situações é fazer o que o Faker faz a anos.

Ele extrai informações das rotas/mapas a partir das teclas F2 , F3, F4 e F5, com as informações coletadas ele acaba sabendo o que fazer, pois ele já viu aquelas situações e lanes diversas vezes nas suas ranqueadas, por fazer isso repetidas vezes. Como é mostrado no vídeo, acaba sendo muito rápido, porém o foco de exercitarmos isso não é a rapidez e sim quantas oportunidades você consegue ver no mapa. Exemplo: inimigos com pouca vida ou avançados, inimigos que você acabou vendo gastarem algo importante: https://www.youtube.com/watch?v=Nlcjp5uBc9A.

Algo que ajuda tanto no macro quanto no micro, são replays, em especial POV (point of view) que são aqueles replays que podemos ver o clique do jogador e tudo mais, pois é comprovado cientificamente que o ser humano é um dos seres que mais conseguem imitar outros no universo, ou seja, recomendo que veja, de preferência um jogador que mais vocês se identifiquem em tudo, quanto mais aspectos tiverem em comum com quem vocês estão se espelhando mais fácil será de se absorver.

Mindset

Agora ficou faltando eu explicar um pouco sobre Mindset, né? Bem… isso é um assunto para o próximo artigo. Irei trazer uma análise completa, então fique ligado.

Conclusão

Como podemos ver League of Legends é um jogo de trincheiras, onde basicamente usamos os campeões e habilidades para avançar, fazer o inimigo ceder território e destruirmos a base inimiga. Tive como inspiração principal em algumas coisas faladas aqui em uma antiga pessoa que me auxiliou na minha jornada como jogador, o Djoko e em 1 vídeo dele em específico: https://www.youtube.com/watch?v=VXELGTKjgO8.

Visite meu outro artigo aqui no Blog da ELOMAX:

Você também pode conferir o serviço de Coaching da ELOMAX. Temos muitos Instrutores bons, tanto para aulas tradicionais quanto para mono-champions. Nós fazemos as aulas conforme preferência e necessidades mais urgentes do aluno. Se você quiser se aprofundar em detalhes como a deste artigo, eu te espero por lá!

“Aprenda com seus erros!” - Riven, a Exilada.

Logo

Seja bem-vindo à ELOMAX

Por favor, insira seu e-mail/senha para acessar sua conta da ELOMAX.

League of Legends é uma marca registrada da Riot Games, Inc. Nós não somos de nenhuma forma afiliados, associados ou endossado pela Riot Games, Inc. Todos os direitos autoriais, marcas, imagens e marcas de serviço pertencem a seus respectivos proprietários.