Como criar vantagens e vencer com Draven

Olá! Sou o Draven e irei explicar aqui nesse artigo maneiras de desenvolver vantagens ao decorrer do jogo e como usá-las para vencer as partidas quando estiver jogando com o meu xará! Essa postagem vai oferecer um ótimo ponto de partida, dicas e guia geral para Adcarry e para Draven. Bora lá então.

Runas

Draven possui várias escolhas possíveis para sua página de runa, que variam de acordo com seu estilo de jogo ou matchup. Porém as melhores páginas são Chuva de Lâminas e Conquistador, irei explicar as suas utilizações agora:

  • Chuva de Lâminas

A página de Chuva de Lâminas é ótima para Draven, pois na rota na maioria do tempo o Draven possui dois (Q) Revolução do machado rodando, enquanto um deles está pronto para ser ativado. Então para a utilização máxima da runa simplesmente o jogador de Draven deve ativar o 3º machado quando já tiver dado 2 ataques, assim atacando 3 vezes com um grande dano, sem muito tempo de resposta para o AD carry inimigo. Essa página é potencializada ao enfrentar personagens que não itemizam tank, ou seja, personagens papéis.

  • Conquistador

A página de Conquistador é um pouco mais complicada de encaixar e de jogar, recomendo essa página para pessoas mais experientes com o campeão e em jogos em que se encontrar contra 3 personagens tanks ou mais! A força dessa runa está em seu Dano adquirido com o passar da luta, dando até 14 de dano de ataque no level 1, e só melhora com o passar do jogo! A habilidade (Q) Revolução do machado do Draven, com 5 pontos, ou no nível 9, possui um escalonamento de 105% de AD bônus, e o conquistador nesse nível da até 25 de dano de ataque, fazendo seus ataques fortalecidos pelo (Q) Revolução do machado baterem muito forte.

Itemização

Para a maioria das rotas o melhor item inicial é Lâmina de Dorans, porém em rotas de poke pesado, como por exemplo: Xerath + Caitlyn, Karma + Varus, Brand + Ashe, o melhor item inicial é Escudo de Dorans.

Estes são os itens que se deve dar preferência numa compra em um recall cedo, estão da esquerda pra direita em ordem de efetividade e também suas relações com as runas que expliquei logo em cima.

Para a runa de Chuva de Lâminas procure sempre comprar o Punhal Serrilhado, se não for possível, compre o máximo de espadas longas. Após comprar o Punhal, comece a comprar o Martelo de Guerra de Caufield e o Fulgor.

Para a runa Conquistador, o mais importante é o Cetro Vampírico, após isso tente fechar a Aljava Vespertina.

A itemização de Chuva de Lâminas se baseia em muita Letalidade, ou seja, dano bruto. Essa itemização possui nenhum sustain, todo seu lifesteal é proveniente da página de Runa.

Algo muito importante de lembrar é que: Como o item mítico dessa build não possui crítico, se faz necessário comprar o Gume do Infinito de 4º item para fazer uso total da sua passiva.

Já para a página de Conquistador, para fazer o uso do máximo da runa é necessário sustain na itemização. Por isso o primeiro item é o Arco-escudo Imortal, que é um item que da muita possibilidade de sobrevivência para ADCs e comba muito bem com Draven e seu dano bruto.

Período pré chegada de minions (tropas) nas rotas

Diferente do que muitos jogadores acreditam, esse momento é um dos mais importantes do jogo, por isso é sempre importante estar completamente focado no jogo antes dos minions nascerem e chegarem nas rotas.

Para Draven esse tempo é mais importante ainda, visto que a grande força do campeão está em seu efeito bola de neve e seu dano constante nos primeiros níveis. Por isso é importante sempre que possível dar uma chamada de invade ou proteção em equipe das entradas da selva. Caso ocorra alguma luta entre os times nesse começo, o time que está mais preparado para a luta quase sempre sai em vantagem! Draven em lutas de equipes no nível 1, com sua habilidade (Q) Revolução do Machado, possui um aumento de dano gigante em seus ataques básicos (algo equivalente a uma Espada G.P.C), combinando isso com a sua equipe é quase certeza de vitória nessa primeira luta!

Começo de jogo e rota

Enquanto a maioria dos ADCs precisam que seus suportes lhe deem cobertura para realizar trocas e precisam escalar até um ou dois itens, Draven deseja forçar lutas no começo do jogo, e não precisa de tanta ajuda de seu suporte para lutar.

Caso esteja com a runa Chuva de lâminas, a troca no nível 1 é bem fácil, só precisa atacar 3 vezes, recuar e esperar a runa voltar do tempo de recarga e repetir o processo.

Já para a runa Conquistador é melhor esperar até o nível 2 onde se evolui a habilidade (W) Adrenalina, com essa habilidade o Draven ganha um esteróide de velocidade de ataque ficando mais fácil aplicar o dano que o Conquistador adiciona em seus ataques básicos.

No nível 3, com a habilidade (E) Sai da frente, um erro muito comum cometido por jogadores menos experientes é usar essa habilidade para pokear seu inimigo, além dessa habilidade custar muita mana, quando ela está em tempo de recarga o Draven fica vulnerável a ganks ou engages da bot lane adversária. A melhor coisa a se fazer é guardar a habilidade para momentos de iniciação da sua própria equipe ou para frear uma tentativa de gank ou iniciação da equipe inimiga.

Para potencializar as chances de abate em uma lane com Draven, é sempre importante gastar o gold adquirido antes de uma luta. Então quando atingir nível 5, ou estiver perto do nível 6, procure dar recall e gastar seu dinheiro para se fortalecer em caso de uma luta no Dragão ou na própria rota.

Metade do jogo e Pequenas lutas

Quando alguma ou as duas torres da rota inferior caírem, a rota acaba e o Draven fica livre para pressionar o mapa. É nesse ponto que o Draven brilha, quando chega esse momento do jogo geralmente com 1 item, o Draven é o boneco mais forte do jogo, principalmente se a rota foi vencida e o jogador conseguiu o efeito bola de neve. Então, nesse momento é seu trabalho ir em outras rotas e destruir as torres daqueles lugares.

Um ótimo jeito de decidir aonde ir é analisando o mapa: Se o Dragão ainda está vivo fique próximo a ele, vá para a rota do meio ou mesmo a rota inferior, mesmo que já a tenha destruído. Se o Dragão já foi abatido e está longe de ressurgir, vá para a rota superior e consiga pressão para um Arauto.

Lembre-se de sinalizar e digitar sempre, com bastante calma, ao seu Caçador e Suporte o que está fazendo e aonde planeja ir, afinal, apesar de não ser um AD carry comum, o Draven ainda é papel e vulnerável como todos ADCs, por isso, é necessário uma cobertura de seu time nesse estágio do jogo.

Final de jogo e Lutas de Equipes

Esse é o ponto em que você deve decidir o jogo, se fez tudo corretamente nesse momento você possui muita vantagem quando comparado ao AD carry inimigo e consegue forçar várias coisas com sua equipe. 

Procure realizar o 2º arauto antes do objetivo ficar indisponível e, se possível, não usá-lo de imediato. O Arauto destrói praticamente sozinho uma torre de inibidor ou nexus, portanto, em chamadas de fechar o jogo o Arauto se torna um grande facilitador de vidas.

Coordene seu time para um Barão cedo. Um time bem preparado pra qualquer situação de luta em um objetivo sempre possui vantagem sobre uma equipe desorganizada.

Não se desespere se o Barão não estiver acabando ou o caso o outro time obtenha visão do seu objetivo, pois nem sempre é necessário finalizar o Barão pra ele lhe dar uma vantagem, a simples ameaça de realização pode ser suficiente pra outra equipe comprar uma luta em desvantagem e acabar se afundando mais ainda em sua derrota.

Até logo

Agradeço pela leitura e apoio. A Elomax oferece serviços de coaching, inclusive focados em rotas, como Adcarry ou mono-champions, como Draven. Até o próximo artigo!

Logo

Seja bem-vindo à ELOMAX

Por favor, insira seu e-mail/senha para acessar sua conta da ELOMAX.

League of Legends é uma marca registrada da Riot Games, Inc. Nós não somos de nenhuma forma afiliados, associados ou endossado pela Riot Games, Inc. Todos os direitos autoriais, marcas, imagens e marcas de serviço pertencem a seus respectivos proprietários.