Guia completo - Nautilus, o Terror das Profundezas

Oi, oi! Sou o Björk e jogo League of Legends desde a Season 2, com algumas breves interrupções. Desde o início de minha jornada no Rift, os campeões suportes sempre me cativaram mais do que os demais e, conforme os anos foram passando, me vi testando diversas outras rotas para, no fim, voltar para a bot lane, onde atingi resultados elevados de modo consistente, até o Desafiante.

Nesse guia, irei mostrar como explorar as melhores opções de jogabilidade para o campeão Nautilus, que, pra mim, é uma das melhores opções para se subir de elo no League of Legends, uma vez que ele envolve a presença de uma possibilidade de ser tanque, uma série de controles de grupo irritantes e uma presença de mapa ameaçadora e letal.

Passiva: Âncora Impactante

O auto-ataque de Nautilus dá dano extra e um controle de grupo no inimigo atingido (válido pra objetivos menores, tropas, campeões e invocações).

Q: Lançar Âncora

Um puxão que causa um atordoamento mínimo e dá dano. É capaz de cancelar animações de outras habilidades e travar a movimentação de um adversário em deslocamento. Nautilus é enviado na mesma direção da âncora.

W: Ira do Titã

Cede escudo para o Nautilus e dano adicional em área aos alvos de seus autoataques.

E: Correnteza

Nautilus lança uma habilidade de área de efeito que causa lentidão e dano aos inimigos.

R: Carga de Profundidade

Uma skill point and click que causa dano, levanta o adversário e atordoa ele após a queda.

Fase de Rotas

Nautilus é um campeão extremamente agressivo e dominante na rota inferior. Uma vez que sua habilidade principal consiste em puxar os outros para si, é meio óbvio o que deve ser feito: procurar uma iniciação explosiva no começo da partida. Tal qual campeões como Rell ou Leona, é preferível ficar dentro da moita e abusar do controle de grupo presente na sua passiva para iniciar o combate com um autoataque e seguir com o puxão e o resto das habilidades, cancelando o autoataque no W para poder dar dois autoataques no tempo de um. Assim, o inimigo já fica bastante debilitado e incapacitado de lutar de volta.

É muito importante que seja feita uma pressão de corpo, tornando iminente uma ameaça de puxão para que o inimigo não abuse de alguma movimentação ousada na rota.

Rotação

Nautilus é um campeão perfeito para rotacionar, uma vez que seu puxão tem um alcance significativo o suficiente para puxar pessoas de dentro da moita até a rota, por exemplo. É importante que haja sempre uma sinergia com o caçador, mas mesmo não existindo, procure esconder-se na sombra de guerra ou nas moitas com o intuito de surpreender seus adversários com uma série de controles de grupo que evitem sua fuga e certifiquem que seu time poderá matá-lo. É também um campeão que consegue fazer um bom dive, desde que saiba controlar o aggro da torre e utilizar o W no momento certo para tankar o dano proveniente dela ou do inimigo.

Combo e Teamfight

Não existe um certo combo específico para o Nautilus, mas de preferência que você utilize o Q e o E simultaneamente quando o inimigo já estiver próximo dele, uma vez que seu E pode ser utilizado durante a animação do puxão (isso também pode ser usado para fugir dos seus inimigos, utilizando a âncora em algum obstáculo e utilizando o E para dar lentidão aos oponentes enquanto foge). Outra opção é começar a utilizar o autoataque com mais frequência para evitar que o inimigo tenha algum tipo de reação à âncora, uma vez que é fácil de utilizar o flash para se esquivar dela e o predict é uma possibilidade um pouco difícil de se garantir. A iniciação também pode ser executada com a ultimate, que não somente levanta o inimigo como também o atordoa e permite uma corrente de controles de grupo para segurá-lo. Vale ressaltar a importância do uso da âncora para cancelar outras animações: puxões de inimigos como Blitzcrank e Thresh, a translocação arcana do Ezreal (que sofre um certo delay quando ele é atingido) ou outros atordoamentos e imobilizações similares.

Durante a teamfight, todas as opções acima são viáveis, mas a sua ultimate também tem a utilidade de “tirar” momentaneamente um inimigo da teamfight com o controle de grupo envolvido nela, atingindo a backline ou fazendo um efeito boliche ao levantar vários inimigos sucessivamente. Não somente isso, como também pode ser utilizado para segurar algum oponente que esteja atacando seu atirador ou algum outro carregador da sua equipe, evitando que ele destrua a sua backline instantaneamente.

Runas

A primeira runa é o óbvio para personagens tanques na rota inferior em sua maioria, uma vez que o pós-choque concede muita armadura e muita resistência mágica, fora a tenacidade e a diminuição de dano consequente. A questão aqui está entre o biscoito e o flash hextec, uma vez que a segunda opção é mais voltada para o roaming, enquanto a primeira é mais voltada para a fase de rotas.


Essa opção de runa é imensamente opcional, mas de preferência que não seja utilizada, pois torna o Nautilus um boneco essencialmente fraco para a fase de rotas desde que o suporte inimigo não tenha um dano explosivo para combater seu duo com o atirador adversário. Assim, é mais preferível que seja utilizado pensando em uma rota em que você não esteja tão exposto a controles de grupo e a dano simultâneos que possam fragilizar sua função de tanque e facilitar o seu abate.

Itemização

A primeira opção do item de suporte está voltada para uma fase de rotas mais agressiva em que você tenha a oportunidade de utilizar mais ataques básicos no seu oponente, dando um dano extra expressivo. A segunda é simplesmente quando a primeira opção não é válida.


Essa primeira opção, excluindo o item de suporte, é relacionada à função de um tanque mais suporte, que está comprometido com a proteção de seus aliados e a potencialização do dano de seus carregadores pelo uso dos itens que estão ligados ao controle de grupo do campeão.

A segunda opção, relacionada à mudança para o item mítico Proteção Imutável, é preferível para quando já existe uma vantagem evidente na fase de rotas para ser transferida ao longo da partida: todos os itens relacionados a ela prejudicam a experiência do seu inimigo ao maximizar o dano de seus aliados, diminuir a tenacidade de seus adversários ou compartilhar o dano sofrido entre você e seu carregador, mas sempre tendo noção da vantagem necessária para se fazer essa build alternativa.

Considerações finais

Agradeço por ter chego até aqui! Se você é fã da rota inferior, você pode conferir outros artigos que fiz aqui no blog da ELOMAX:

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