Condições de Vitória (Win Conditions) - o que fazer para vencer

As condições de vitórias estão e estarão presentes em todas as partidas. Saber como reconhecê-las e entender o que representam te deixarão a vários passos a frente do seu adversário.

O que são as condições de vitórias?

Em resumo, as condições de vitórias são um conjunto de práticas em uma partida de League of Legends que quanto melhor executarmos maiores as chances de ganharmos a partida (Ex: objetivos). É algo bem interessante e importante para aprendermos, pois através desse conhecimento conseguiremos sempre saber o que fazer em determinada partida para assegurar a vitória. Sabendo não só o que precisamos fazer, mas também o que o time inimigo precisa fazer para alcançar a vitória, nos dá a vantagem de impedi-los de fazer. Dessa forma, você pode utilizar esse conhecimento para guiar suas plays pelo mapa.

Um exemplo de trajeto que temos no jogo abaixo:

  • Fase de rotas: uma boa lane phase pode ser considerada uma condição de vitória, quando você acaba pegando mais tropas ou experiência que seu inimigo;
  • Expandir sua vantagem da fase de rotas: considerado outra condição de vitória, caso você faça isso de maneira eficiente.

De grosso modo é assim: a vitória é o produto da junção de todas condições de vitória.

Para ficar intuitivo e o mais didático possível, vamos refletir mais sobre o tema.

Como identificar e reconhecer as condições de vitórias?

Sabia que uma partida pode mesmo acabar no draft? A primeira condição de vitória que encontramos é o draft. Nele podemos observar vários tipos de condições de vitórias com os mais diversos tipos de execução e intenção de cada campeão/composição. Vamos falar de campeões e composições.

Campeões Late game / Hyper-carries: São aqueles cuja funcionalidade é ficar mais forte com o decorrer do tempo na partida. Esses campeões  consomem mais recursos para si, podendo até mesmo ficar forte e ganhar uma partida difícil. Até chegar na vitória, se o seu time jogar para o scaling destes campeões, eles se tornam uma condição de vitória. Sendo assim, quando nós estivermos com esse campeão o ideal é não comprar lutas no início do game e sim prezar pelo tempo, para que estes campeões se desenvolvam na partida. Para os jogadores que já jogam ou desejam jogar com esse tipo de campeão , é importante ceder algumas lutas e trocas no início do game, aguardando a chegada do seu pico de poder. Alguns exemplos desses campeões abaixo:

Campeões Early game / Snowball: São aqueles campeões que ficam fortes e extraem o melhor do campeão pegando recursos no início do jogo. Caso peguem vantagem no início do jogo, possibilita o seu time ter maior controle de objetivos, aproximando assim a possibilidade de fechar o game rapidamente, já que para os adversários perde-se o interesse de jogar o late game. São antagônicos aos da primeira lista de campeões. Para os players que jogam com estes campeões é interessante focar em obter vantagem de exp ou gold significativa nos leveis iniciais, obtendo pressão para converte-la em vantagem. Pense da seguinte forma: “Coloquei pressão na minha rota, agora irei tentar matar o caçador inimigo ou ajudar meu caçador a conquistar objetivos no early-game”. Alguns desta categoria de campeões abaixo:

Campeões Tanks / Utility / Sustain: São aqueles campeões que as suas funcionalidades no jogo não dependem tanto de recursos, são ótimos para “fightarem” e sua itemização é barata. Mesmo não sendo tão bons para confrontos “1 vs 1”, eles são ótimas opções para os chamados skirmishs (2x2, 3x3, 4x4), que são as lutas menores que as team-fights. Estes campeões potencializam atributos para seus aliados, seja com proteções (escudos e curas) ou com controles de grupos, impedindo que adversários cheguem perto do carry, ou então ajudam no engajamento de uma TF. Um exemplo de condição de vitória deles é o quão bem eles utilizam o mapa ao seu favor, ou seja, como eles “wardam” ou como eles rotacionam. Alguns destes campeões a seguir:

Campeões de Poke / Siege: Estes campeões são diferentes dos demais. Eles não “tankam”, não possuem geralmente uma forma de engajar uma luta e nem possuem uma durabilidade tão alta em combate. A condição de vitória desses campeões geralmente é pegar recurso e distribuir vantagem da seguinte forma: usando suas habilidades de longo alcance, sem entrarem na zona de ataque do inimigo. Estes campeões conseguem conquistar objetivos punindo a vida dos inimigos antes mesmo deles contestarem. Um exemplo disso é o caso do que é chamado de siege (nos jogos de estratégia é o ato de cercar, ou cerco). Ainda nesse exemplo, podemos observar que ao contestar a primeira torre do time inimigo, estes campeões por terem muita possibilidade de dar dano a longo alcance, os seus adversários são obrigados a deixarem a torre de lado ou engajarem o quanto antes, caso contrários esses campeões os matarão aos poucos até conseguirem levar o objetivo. Para players que jogam com eles, é recomendado jogarem muitos ARAM's/modos rotativos, pois nesses modos você entra em contato a todo momento com skills e treina muito como desviar, pratica as acertar as skill-shots (que é um dos tipos de habilidades mais comuns nos campeões dessa categoria) e como ser efetivo com esses campeões. Campeões desta categoria a seguir:

Composições

Já que anteriormente foi falado sobre os campeões vamos ao resumo das composições mais comuns no LoL.

Split-push / 1-3-1: Geralmente essa composição é feita da seguinte forma: os 2 “solo-laners" do topo e do meio são campeões que conseguem jogar um bom 1x1, por este motivo estes são os que costumam possuir as melhores aptidões para o split-push (ato de você jogar nas rotas laterais para levar torres e colocar pressão para o seu time, sem ter que depender de lutas com diversas variáveis, como por exemplo um 5x5). Os demais campeões da composição que não são os solo-laners têm o trabalho de manusear a rota do mid enquanto o split é feito, ou seja, eles devem assegurar que, enquanto os laners fazem o split, a torre do mid não caia. O critério dessa composição é que os campeões de split-push estejam fortes o suficiente no jogo para fazerem 1x1. O que pode ser ruim para essa comp é o hard-engage ou os ults globais. Exemplo dessa tática em prática é uma partida da G2, que atua com o Ryze/Jayce nas rotas laterais para pegarem vantagem. Observe que para esta partida foram banidos os campeões com ultimates globais/engages fortes para executarem essa composição com mais sucesso. 

Teamfight: Como o nome mesmo já diz, o foco dessa composição não é jogar nas rotas laterais e nem fazer pequenas lutas. O foco total e de maior relevância é quando o time entra em contato numa grande luta. Geralmente a composição “comba” habilidades entre si, o mais importante é a sinergia dos campeões em conjunto e o momento certo de lutar. Algumas composições ficaram famosas ao longo dos anos, e algumas até aqui no Brasil, como por exemplo essa da PaiN Gaming:

Pra finalizar, a condição de vitória é baseada no fator lógico/padrões do jogo, elementos presentes em todas as partidas no LoL. Independente dos campeões e composições, para alcançarmos a vitória podemos usar o que cada comp/kit do campeão nos proporciona em determinados momentos de jogo. Por exemplo, as comps de snowball nos garantes bons números ao pegarmos a primeira torre ou o “first blood”. Aproveitar os campeões conforme os picos de poder das comps e o correto gerenciamento de cada "momento" da partida é determinante para elevar os seus win-rates no Summoner's Rift.

Esses gráficos acima representam as taxas de win-rates expressivas nos dois lados. Eles representam o quão significante é para o jogador se preocupar em focar nos objetivos e nas condições de vitórias que o próprio mapa do jogo proporciona, como Torres, Barões e Inibidores.  Os jogadores tendem a ficarem estagnados em 50% de taxa de vitória nas suas contas por meio do sistema de balanceamento que a Riot possui no sistema do jogo, que faz com que tenhamos derrotas, às vezes quase que garantidas. Uma boa maneira de subir de elo é usarmos o entendimento e a prática de todos os tipos de condições de vitórias que foram exploradas neste artigo.

Fonte dos gráficos: Leagueofgraphs

Logo

Welcome to ELOMAX

Please, enter your e-mail/password to access your ELOMAX account.

League of Legends is a registered trademark of Riot Games, Inc. We are in no way affiliated with, associated with, or endorsed by Riot Games, Inc.