Como um Suporte pode ser mais impactante no jogo

Opa, eu to na área! Sou o Speedrun, jogo LoL a mais de 6 anos. Fiz esse artigo pra dar dicas e auxiliar quem joga de suporte ou quer começar a jogar de supzinho.

Invade

Existem suportes no game que conseguem ser impactantes desde o lvl 1, por exemplo, através do invade. Só do fato de você ter wardado a selva inimiga, você já está na frente por saber aonde o jungler inimigo começou e pode até resultar em kills ou a retirada de feitiços de invocadores do time inimigo. Os campeões mais efetivos pra esse tipo de invade são: Pyke, Blitz, Nautilus, Morgana, Braum, Thresh. Um dos invades mais comuns, que são efetivas até em elos altos como no Challenger, é o late red buff invade. Segue um vídeo como exemplo.

Level 2

Uma coisa que é muito impactante na Fase de Rotas é o level 2, ainda mais se você estiver com campeões de Hard-Engage como Thresh, Nautilus e Leona, entre outros que se encaixam nessa categoria, você pegar level 2 na frente da bot lane inimiga significa que você tem um free engage que pode resultar em vantagem na lane ou até mesmo ganha-la. Este vídeo a seguir é uma boa explicação de como funciona o lvl 2 no BOT.

Roaming

Se você adquiriu alguma vantagem e está na frente em nível e gold em relação a seu inimigo, a coisa que você mais deseja será transferir sua vantagem para seus aliados. É muito comum no bot, após resetar a wave e dar recall, o suporte ir direto pro mid, ao invés de ir direto para a lane. Você pode auxiliar em abates, proteger seu mid laner de ganks, ajudar ele a ter pressão ou ajudar no controle de visão no rio. Você percebe que apenas essa jogada te possibilita criar diversas vantagens em questão de macro? Isso é uma das coisas que um suporte deve sempre visar.

Quando dar Roaming?

Isso é uma duvida muito recorrente e que pode ser solucionada com uma simples regra. Muito tempo atrás quando eu estava tentando melhorar como suporte, eu consumia muito conteúdo: desde vídeos até streams. Aprendi uma regra muito simples pra saber se seu ADC é um bom jogador ou não. Dê duas chances pro seu ADC, se nessas duas chances ele mostrar ser um jogador ruim, simplesmente tente criar vantagem em outras partes do mapa.

O que seria essas duas chances?

  • Trades 2x2
  • ADC morrer sozinho na lane
  • Itemização
  • Set de wave
  • Trades
  • Recall errado

Entre outros fatores que podem mostrar que seu ADC não é tão bom. Você, como suporte, tem o dever de identificar o nível de jogabilidade de seu ADC, isso permite você saber para quem você deve dar prioridade em vantagem para ter mais chances de vencer a partida. 

Sabendo disso, quais são os momentos certos para dar roaming? O jogo possui muitas variáveis e conforme você ganha experiência, você consegue cada vez mais identificar o timing certo para dar roaming, mas podemos citar algumas situações mais comuns:

  • Quando acontece o Reset na bot lane: Você e seu ADC puxaram a wave até a T1 e dão recall - você tem um tempo livre no mapa até a wave voltar. É sempre interessante usar esse tempo pra criar alguma vantagem, como por exemplo o gank mid que eu mencionei a pouco. Mesmo que você não garanta abates, qualquer ajuda como tirar feitiço de invocador do inimigo ou conseguir pegar alguma visão pro seu time é importante.
  • No TOP: Se você perceber que seu top laner está sendo muito pressionado em uma match up, a qual ele não tem vantagem e a wave está grande e voltando para ele - principalmente em elos mais alto -  é quase 100% de certeza que ele vai tomar dive. Você, como suporte, pode evitar uma tragédia pelo simples fato de só aparecer na parte de cima do mapa. Você tem que ficar ligado no que está acontecendo em todo mapa. Suba para o Top sempre que possível, ainda mais se você tiver bota fechada e se tiver com campeões de hard engage, que fazem total diferença no começo do jogo. Isso se chama dar Shadow (Cobertura).

Essas são uma das varias opções que você pode pensar durante o game pra entender como você deve se movimentar pelo mapa. Sempre avalie se o seu roaming vai valer a pena. Não adianta nada você dar roaming e perder exp, gold e tempo.

Controle de visão & transição do Early pro Mid game

Acabou a fase de rotas, essa é a parte a qual você é mais necessário. Conseguir visão é fundamental para se obter vantagem de mapa, que garante controle de objetivos. Sempre que possível, compre Pink e não esqueça de trocar seu Trincket. Pode parecer óbvio, mas quando surgem dúvidas em nossos serviços de Coaching e vamos analisar o perfil do jogador, a maioria peca em coisas básicas e simples. 

Na SoloQ, é normal os jogadores se perderem no mapa - ainda mais em elos mais baixos. Sempre foque em objetivos, você pode ver neste artigo sobre Condições de Vitórias, a importância dos objetivos e como eles podem te garantir a vitória de uma partida. Tente controlar a visão do Arauto, Dragão e Baron antes deles nascerem, assim você já deixa seu time à frente, facilitando o posicionamento deles para uma teamfight pelos objetivos. Este vídeo que pode te ensinar a melhorar seu controle de visão.

Composições

Essa parte é tão importante quanto o controle de visão. Não é interessante perder o jogo antes de ele começar… então nós precisamos entender como funciona o Triangulação do Bot. Alguns campeões podem se encaixar e desempenhar suas funções em categorias diferentes, como na imagem abaixo:

ENGAGE (All-in) – SUSTAIN – POKE

Engage: Bot lanes de Hard Engage (All in), como por exemplo Thresh e Kalista, possuem uma vantagem natural em cima de bot lanes como Yuumi e Kaisa (Composições de Sustain). Yuumi consegue ser um campeão irritante pelo Sustain que ela possui na lane phase, mas isso é ineficiente quando se joga contra uma lane de hard Engage. Qualquer controle de grupo certeiro poderá resultar em abates a favor do Thresh e da Kalista.

Sustain: A composição de Sustain possui uma vantagem natural em cima de composições de Poke. Ao longo do tempo, a composição de sustain irá se curar e os pokes serão ineficazes. Assim, irão acabar ficando com mais vida e deixando a botlane inimiga com menos vida.

Poke: Um exemplo dessa sinergia, é Ezreal e Karma. Eles tem vantagem natural contra composições de Engage. Pelo fato deles possuírem um range maior, eles conseguirão deixar a botlane inimiga com pouca vida, impossibilitando assim eles de darem engage.

Como jogar cada MatchUp

Engage: Engage vence do Sustain e perde pro Poke.

Sua meta principal é conseguir garantir o lvl 2 o mais rápido possível. Por este motivo, dê leash pro seu jungler até no máximo 1:38. Lembre-se que o nível 2 na botlane é no terceiro minion da segunda wave, tendo isso em mente já comece a ter uma postura ofensiva antes do terceiro minion morrer, pra garantir o all win. Poke é seu counter natural, mas ainda é possível vencer no Early game. Você não pode tomar muito dano antes do LvL 2, que talvez essa seja sua única oportunidade de ganhar o bot ou sair por igual. A longo prazo, as composições de poke ganham a botlane por ter mais dano e alcance, pense na possibilidade de dar roaming nesse caso.

Sustain: Sustain vence do Poke e perde pro Engage

Em Lane phases contra Poke, você vai vencer ao longo prazo pelo fato de que, todo o dano que você e seu ADC receber vocês vão curar, então o principal objetivo aqui é fazer trocas curtas, que te darão vantagem e vão ser favoráveis pra você, necessariamente você terá mais vida que seus inimigos. Contra Engage não tem muito o que fazer, você quer a wave sempre stackada pra te proteger ou ela freezada na sua Torre. Não é possível fazer trocar rápidas, mas o late game aqui é seu, então é uma questão de jogar com inteligência.

Poke: Ganha do Engage e perde pro Sustain

Match ups contra Engage são bem tranquilas, mas você ainda pode perder se jogar errado. O certo é sempre abusar da seu range maior, principalmente do LvL 1 se você não estiver jogando contra campeões que possuem Grab. Sempre puna o máximo possível a bot lane inimiga antes do lvl 2. Caso eles peguem lvl 2 e estiverem com pouca vida, eles não vão te dar all in e você terá o controle da lane até o reset. Ter a pressão na lane é importante importante, você abre espaço para seu jungler invadir e ficar mais a vontade no rio. Jogar de Poke contra composições de Sustain é chato, você tem que abusar do seu range e evitar trocas de dano.

Essas Matchups que mencionei são análises mais técnicas e podem ser mais notáveis em elos altos. Nos elos baixos, o jogador apenas procura jogar com o que tem vontade, não analisando essas informações. Então ter esse conhecimento já te deixa a um passo a frente dos seus adversários. Segue um vídeo que pode te ajudar entender mais o Triângulo do Bot.

Sabendo dessas coisas, você agora está mais apto a ser impactante no jogo, suas rotações irão melhorar, assim como sua escolha de campeões. Bom jogos e até o próximo artigo!

Logo

Welcome to ELOMAX

Please, enter your e-mail/password to access your ELOMAX account.

League of Legends is a registered trademark of Riot Games, Inc. We are in no way affiliated with, associated with, or endorsed by Riot Games, Inc.