Como ser impactante jogando na Bot Lane

Olá, sou o Jhin e jogo LOL desde a Season 7. Neste artigo eu fiz uma análise geral e irei falar um pouco sobre Bot Lane e como ter grande impacto na rota para ter consistência. É um artigo voltando tanto para Suporte como para ADC, espero que gostem. : )

Quando vamos pensar em Bot Lane a maioria dos jogadores lembram de duas coisas: ADC e Suporte. Isso é um pensamento errado? Não. Mas temos que levar em consideração que a lane é um conjunto, 2x2... e por mais que isso seja óbvio quando paramos pra pensar sobre a rota é um tanto quanto prejudicial não lembrar desse fato, principalmente para os jogadores da mesma, pois esse pensamento dificulta o jogador a compreender como a rota em si funciona. 

Por exemplo: Um ADC farmar bem. Isso é uma das coisas básicas para quem quer jogar nessa posição, mas, facilmente um ADC pode farmar mal por seu Suporte não ter conhecimento que nos níveis iniciais ele precisa ajudar o ADC a farmar na torre, pois ele não tem dano o suficiente para pegar o gold. 

Um suporte pode ter grandes dificuldades e até mesmo, muitas mortes desnecessárias em uma partida, simplesmente por seu ADC não ter conhecimento que ele precisa,  dar cover para seu suporte tirar/por visão. Ou seja, por mais que os jogadores desta rota saibam o que tem que fazer nas suas posições, porém na maioria das vezes não vai acontecer como deve, justamente por ambos não levarem em consideração que devem se ajudar. 

Hoje em dia é muito difícil um ADC ter grande impacto sem um suporte que consiga acompanha-lo, assim como é muito difícil um suporte causar grande impacto no jogo se seu ADC não sabe respeita-lo, consequentemente ambos não serão impactantes. Na bot lane, quanto mais os jogadores percebem que eles devem ser um só nesta rota, mais fácil fica o jogo deles.

Agora que vimos a rota com outros olhos, vamos falar um pouco sobre meios que podemos aplicar para facilitar nosso jogo e consequentemente termos grande impacto no game!

Escolhas Sinérgicas / Matchup’s

Escolhas sinérgicas são essenciais nessa rota. Posso afirmar que você se coloca em desvantagem na maioria das vezes só por não optar por picks sinérgicos, por exemplo: vamos supor que seu ADC pegou um Ezreal, que é um ADC forte, tem um escale muito bom, necessita de uma fase de rotas tranquila, funciona em qualquer composição, joga bem contra qualquer composição, mas o seu forte é o escale. E nesta situação o Suporte acaba pegando um Nautilus, que é um suporte com uma lane phase muito forte, grande potencial de iniciação e com isso ele quer acelerar sua fase de rota. Neste cenário ambos jogadores já estão em uma situação desfavorável, pois o Nautilus vai querer forçar trocas de começo, já que ele tem grande impacto nesse tempo do jogo, enquanto o Ezreal quer farmar e escalar, ou seja, dois campeões com propostas diferentes. 

Significa que é errado e não funciona? Não. Mas não é benéfico, pois em uma realidade em que isso aconteceu o correto seria, o Nautilus não forçar tantas trocas no começo do jogo e respeitar o escale do Ezreal e com isso, quando ele escalar o Ezreal jogar nas iniciações de seu suporte… mas vale lembrar que isso é em um cenário perfeito, dificilmente eles vão ter todo esse luxo pra ter esse desenrolar tranquilo. 

O que é esperado de se acontecer é o Nautilus querer forçar iniciações e naturalmente o Ezreal ter dificuldade em acompanhar, simplesmente por terem propostas diferente, pode dar certo, mas são casos e casos. Agora vamos supor que seu ADC é uma Tristana, um ADC com uma fase de rotas muito forte, um escale excelente, seu forte de longe é o escale, pois ela vai ter seus itens core e seu alto range, porque sua passiva (Tiro certeiro) aumenta o alcance de ataque conforme ela sobe de nível, então ela acaba ficando muito forte com esse alcance e melhora sua facilidade em punir inimigos fora de posição e acompanhar iniciações de seu time com seu W e pegando seus resets. 

Ainda nesse exemplo, o Suporte acaba pegando uma Soraka, um suporte forte porque ela garante grande sustain na fase de rotas pro seu atirador, também consegue ser bem opressora se jogada cautelosamente, pois seu Q permite ela ter um push de wave favorável que consequentemente coloca seus inimigos em baixo de torre e ela pode punir eles nisso, mas um suporte extremamente delicado, um suporte que não lida muito bem contra composições e matchup’s de hard iniciação. Então nesse cenário não seria legal ter essa dupla na rota, enquanto a Tristana quer forçar sua fase de rotas pra acelerar seu escale, e a Soraka precisa de um jogo mais lento e tranquilo, não tão frenético pra ela conseguir acompanhar seu time e protegê-los quando necessário.

“Mas Jhin, a Tristana escala bem, ela não poderia optar por uma fase de rotas tranquila pra ter um escale bom junto com a Soraka?” Sim ela pode, mas não concorda comigo que Tristana funciona muito melhor com um suporte de iniciação, pois ela tem grande facilidade em acompanhar as iniciações e tem um dano alto pra uma troca curta? Como dito antes, não é que não funciona, mas são propostas diferentes e até mesmo cenários que poderiam ser muito mais fortes pelo simples pick sinérgico. Você optar por duplas sinérgicas sempre vai ser a melhor opção, pois você facilita o seu jogo e do seu aliado de rota, você garante troca mais favoráveis, rotações mais favoráveis, tudo de uma forma mais tranquila e melhor. 
 
Da mesma forma em que vimos que pick’s sinérgicos são muito favoráveis porque sempre vão apresentar um perigo maior e mais complicado de lidar para os inimigos, temos que levar em consideração as matchups que estamos contra para não dificultarmos nosso jogo. Do mesmo jeito em que picks sinérgicos melhoram nosso jogo e deixam de certa forma mais fácil, pegar qualquer campeão sem levarmos em consideração contra o que estamos dificultam nosso jogo.

Por exemplo: vamos supor que o Suporte inimigo pegou uma Leona e o ADC pegou uma Tristana, uma dupla forte, pois a Tristana vai ter facilidade em acompanhar o engage da Leona, que é um engage bem certeiro que ainda favorece mais a Tristana, pois vai garantir que ela consiga aplicar todo seu dano. Nesse cenário seria uma ótima escolha o ADC pegar uma Ezreal que seria um ADC que lidaria bem contra a Leona, por conseguir sair de seus engages, conseguir farmar mais safe e ter um escale tão bom quanto o da Tristana. Então, o suporte pegaria uma Janna, que vai garantir que a Leona não entre e também consegue anular a Tristana e favorece ainda mais o escale de seu Ezreal. A Janna vai garantir proteção e permitir que o Ezreal irá aplicar seu dano de uma forma tranquila no decorrer do jogo, possuindo uma fase de rotas suave diante de uma matchup tão opressora e forte.

Procure sempre escolher campeões sinérgicos com seu aliado de rota e também bons campeões contra a dupla inimiga, isso é completamente importante pra quem joga Bot lane. Não adianta querer jogar de Kog’maw tendo uma Soraka do lado e ainda contra uma Kai’sa e Nautilus… vai ser um jogo muito complicado já no papel e também estressante, pois você já se encontra em completa desvantagem. 

Proposta de Campeão

Essa é outra dica muito importante, pois devemos compreender bem os benefícios de nosso campeão e a proposta deles em jogo para sabermos como nos comportar e extrair o máximo potencial do mesmo. 

Se você estiver jogando de Ezreal e começar a comprar trocas desnecessárias na fase de rotas não é algo tão bom, porque o campeão não é tão forte nesse momento do jogo, consequentemente você freia o potencial do mesmo. Ezreal é um campeão que tem um escale muito forte e pra isso acontecer ele precisa ter uma fase de rotas tranquila, sem complicações. 

Querer jogar com ele de uma forma agressiva, comprando brigas desnecessárias já lhe tira da linha que você precisa estar, provavelmente você vai perder as trocas, perder muita wave desnecessariamente com isso, resultando em atrasar seus itens e seu escale. 

Você jogar com o Rakan e não abusar de sua alta mobilidade na fase de rotas, também está freando o potencial do mesmo, Rakan tem grande facilidade em iniciar e voltar muito tranquilamente, então é muito prejudicial pra você e seu ADC você jogar mais passivo... 

É extremamente importante você saber como seu campeão luta, quando ele quer lutar, quando ele não quer, o que ele precisa, o que não precisa, como funciona o desenrolar do jogo dele pra você não cometer o erro de acabar prejudicando você mesmo e sua equipe, havendo uma má performance por decisões erradas. Fiquem atentos a isso!

Sua Função

Sua função.. Como assim Jhin? O ADC não tem que dar dano e o Suporte dar peel? pero que si pero que no... o que quero dizer com ‘’sua função’’ é literalmente você descobrir sua função naquele jogo, às vezes muitos players acabam perdendo jogos sem compreender o porquê disso e geralmente é por não enxergar como ele deve jogar aquele game.

Vamos criar uma situação para exemplificar: supondo que você é o ADC, você está de Kai’sa, está muito forte, mas seu Mid e seu Top estão muito fracos e tem um Hecarim no seu time. Em uma luta antes do baron, o Hecarim da um engage na backline inimiga e consegue pegar a Bot lane inimiga, você instantaneamente vai em direção a eles com seu R e finaliza eles, mas vocês perdem a luta, pois o Volibear e o Jax limparam seus aliados e consequentemente te matam, resultando no baron e no GG. 

Por mais que na hora a frustação venha e você ache que perdeu o jogo pela má performance do Mid e do Top laner, você precisa ver que, você tinha vantagem e você poderia ter ganho aquele game, se tivesse jogado da forma necessária naquele jogo em específico. 

Vamos ver por outro contexto agora por parte de um suporte, vamos supor que você está jogando de Rakan e seu Sylas está muito na frente, seu time não está tão fraco, mas o carry da partida vem sendo o Sylas, e por você reconhecer isso, em uma luta antes do baron você vai em direção ao Sylas, ajuda ele a pegar os alvos dele e pela alta velocidade e mobilidade, você volta à tempo pra ajudar o ADC, ou seja, ao invés de você jogar com o ADC , você reconheceu que o Sylas está muito mais forte e ele precisa de follow pra conseguir garantir a luta… e que ainda sim seu ADC também vai dar muito dano graças a sua rápida leitura.

ADC e Suporte assim como os outros tem grandes responsabilidades nos jogos, mas são bem variáveis, não é como um assassino que tem entrar e sair, como um Top laner iniciador que vai iniciar e dar corpo, ou um jungler bruiser que vai bater muito na composição dos cara e dar muito trabalho. Muita das vezes, o ADC vai ter que bater em quem conseguir sem comprometer seu posicionamento e o Suporte vai ter que peelar quem necessário.

League of Legends é um jogo que a maioria conhece muito bem os campeões, situações, itens, rotações e afins, mas ele nunca é o mesmo, raramente uma partida vai ser igual a outra, então devemos saber nos adaptar, estarmos dispostos a jogar todas as variáveis possíveis e cada vez mais melhorar nossa experiência de jogo. Porém, todos os games vão ter jogadas parecidas, que diante delas, você vai tomar a melhor decisão ou pelo menos ter noção do impacto positivo ou negativo que aquilo vai ter.

Itemização

Esse assunto é algo muito importante, não só para a bot lane, como para todas as lanes. Sempre vamos ter os itens core (itens necessários para o nosso campeão) e os itens situacionais diante a partida. Itemizar de uma forma correta é outro jeito natural e necessário de você ter vantagem no jogo e é outra coisa que pode te prejudicar drasticamente se não feito da forma certa.

Sempre devemos pensar em nossa builds, itens core do nosso campeão, os itens situacionais que vamos precisar diante da partida, e itens necessário contra a composição inimiga. Por exemplo: você está jogando de Yuumi, contra uma composição composta por Aatrox, Olaf, Ahri, Xayah e Soraka. Nesse cenário já podemos imaginar que em nossa build seria muito bom começarmos de Putrificador Quimtec (o corta cura dos suportes), pois iria facilitar muito as trocas da bot side contra a Soraka e também fornecer um corta cura cedo pro jogo diante de 4 campeões inimigos que se curam (Aatrox, Olaf, Ahri e Soraka). Como item mítico, Hino Bélico de Shurelya seria a melhor opção pela velocidade de movimento que o item fornece para você e seus aliados que, contra a composição inimiga seria muito importante, seja para evitar a iniciação deles ou até mesmo melhorar a iniciação de vocês.

Os itens situacionais não vou citar aqui nesse exemplo, pois seriam casos e casos e depende de como está a partida, em relação à como o jogo estivesse acontecendo, como eles estão lutando, quem está dando mais trabalho e afins. Você precisa ter uma prioridade nos situacionais, dar preferência para qual você precisa mais no momento. 

Vamos supor que o ADC já tem seu Mata Craken’s pra lidar bem contra o Olaf e o Aatrox, já tem sua Dançarina Fantasma pra melhorar sua movimentação diante dessa front line e contra a Ahri, de terceiro item, vamos supor que o Aatrox e Olaf estão muito fracos, com isso ele pode fazer uma QSS (Bandana de Mercúrio) para ficar ainda mais safe contra a Ahri que anda dificultando seu jogo ao invés de querer fazer BRK (Espada do Rei Destruído)… por mais que seja um item necessário pra essa partida, porque vai melhorar muito a luta dele contra o Olaf e Aatrox, naquele momento em específico QSS era mais necessário. 

Consegue compreender? Sempre tenha essa escala de prioridade com base no momento atual do jogo. De uma forma mais descontraída e mais tranquila de compreender, seguindo a lógica da lenda sagrada em que temos em nosso servidor, Gabriel ‘’Kami’’ já disse uma vez: ‘’não adianta buildar dano se você não vai dar dano.’’

Sua build sempre precisa ser efetiva e bem pensada, muitos jogadores perdem os jogos por simples erros de builds, então procure cada vez mais conhecer os itens para melhorar cada vez mais suas itemizações futuras!

Bom, é isso, espero que tenham gostado do artigo e que tenha sido de grande ajuda pra vocês, boa sorte em suas partidas e até um futuro próximo. 

“Através do meu trabalho, você transcenderá.” ~Jhin

Logo

Welcome to ELOMAX

Please, enter your e-mail/password to access your ELOMAX account.

League of Legends is a registered trademark of Riot Games, Inc. We are in no way affiliated with, associated with, or endorsed by Riot Games, Inc.