Como ser efetivo de Sona - Guia Básico

Olá, sou o Sona, jogo lol desde o começo da Season 7. Aqui vou trazer um guia básico e prático da minha campeã favorita que é a Sona, vai ser algo mais breve pois ela receberá um mini rework em meados de setembro desse ano, então, no futuro irei atualizar este artigo, trazendo as novidades de builds e runas! 

Função da campeã

A campeã é conhecida por ser um suporte de Peel (proteção), essa classe de suportes tem em sua maioria atributos base baixos e poucos pontos de vida, logo se exige melhor posicionamento para não ser pego fora de posição, porém nos elos mais baixos dificilmente você vai ser punido por se posicionar mal, então essa classe tem uma tendência de ser bem forte.
O objetivo principal da Sona é chegar ao ponto em que ela tem seu item mítico (nas opções de build peel) e juntar com o time (momento de maior força da campeã). Ela é uma campeã que depende de níveis para chegar em seu total potencial, sendo eles o nível 6, 11 e 16.

Habilidades

As habilidades da Sona são bem simples de entender, todas tem um efeito ativo e concedem Auras, cada habilidade básica concede uma aura diferente e afetam o funcionamento de sua passiva.  Sempre que você conjurar uma habilidade tente alcançar um aliado após ou durante a conjuração, pois quando um aliado entra na aura pela primeira vez você receberá um restituição de 30 de mana.

Power Chord:

Está é a passiva da Sona, grande parte do dano da campeã vem dessa habilidade e ela causa mais dano de acordo com seu nível, e também grande parte de seu poder vem dela, muitas vezes é desperdiçada por jogadores que não tem tanto conhecimento da sua funcionalidade.
A habilidade  consiste em um melhoramento no seu ataque básico depois da conjuração de 3 habilidades básicas, assim seu próximo ataque causará dano mágico adicional e terá um efeito diferente com base na última habilidade básica que você utilizou (parece muita coisa mas calma é fácil de entender)

  • Se a última habilidade utilizada for Hino do Valor (Q) o ataque causará dano adicional.
     
  • Se a última habilidade utilizada for Ária da Perseverança (W) o alvo causa dano reduzido (semelhante ao feitiço de invocador Exaustão). Aqui está um dos maiores potenciais da Sona em trocas longas e em Teamfights (lutas em time).
  • Se a última habilidade utilizada for Canção da Celeridade (E) o ataque causa Lentidão. Muito bom para setar ganks ou auxiliar o time a alcançar algum alvo ao qual você tem um acesso facilitado por conta da velocidade do E.

Hino do Valor (Q):

A habilidade dispara duas ondas de som que causam dano mágico nos inimigos mais próximos, priorizando campeões. Além disso concede uma aura a todos os aliados, concedendo dano adicional em seu próximo ataque básico.
Eu recomendo iniciar com está habilidade no nível 1, ela vai ser a ferramenta que você vai utilizar para completar a missão do item de suporte e carregar todas as cargas da faixa de fluxo de mana, porém recomendo não maximizar ela por primeiro e sim o W(se optar pela build ap você maximiza o Q primeiro), explicarei o motivo mais para frente.

Ária da Perseverança (W):

Está habilidade é a principal skill de proteção da nossa Mestra das Cordas, restaurando a vida de Sona e do aliado mais ferido no alcance, além disso a aura do W também concede um Escudo a todos os campeões próximos.
Está é a skill em que você vai focar todos os pontos e maximizar no nível 9 (caso esteja buildando peel), desse modo você consegue ter um impacto mais forte durante a fase de rotas, dando um escudo mais consistente e providenciando maior Sustain (a cura por ser maior ao você botar pontos na habilidade permite que você fique mais tempo na lane, evite situações de dive,  além de ser mais útil nas trocas). E não, você não fica sem dano por focar os pontos na skill defensiva, já que como dito anteriormente, o dano da Sona vem principalmente da passiva que escala com o seu nível e poder de habilidade.

Canção da Celeridade (E):

A habilidade basicamente concede velocidade de movimento adicional para Sona por 7 segundos ou até ela sofrer dano (o efeito dura no mínimo 3 segundos independente dela ter sofrido dano assim que utilizou a habilidade), sua aura faz o mesmo para todo campeão aliado que entrar nela, porém por 3 segundos, o valor concedido a Sona é maior que o valor concedido na aura.

Crescendo (R):

A ultimate da Sona consiste em um Atordoamento na área em sua frente, a habilidade possui um pequeno tempo de conjuração e não pode ser utilizada em combos como R+Flash, portanto se quiser surpreender um inimigo tente usar o Flash e depois o R.
Passivamente a habilidade concede tempo de recarga para todas as habilidades básicas da campeã, aumentando de acordo com o nível da habilidade. Aqui está grande parte do motivo dela ser considerada uma Deusa do late game. Quanto mais pontos ela bota em seu R mais rápido voltam suas habilidades básicas, assim ela tem habilidades que aumentam os status dos aliados com um tempo de recarga muito baixo, virando uma metralhadora de skills (quem nunca jogou contra uma Sona que parecia que tinha saído do Urf)

Runas

Árvore principal:

A Keystone (Runa principal, ex: Conquistador,Aery,Cometa) será o Aery que se destaca em 99% dos casos, assim Feitiçaria será a árvore primária a ser escolhida em todas as situações caso você queira subir com maior facilidade, as variações se encontram na árvore secundária.
A arvoré de feitiçaria é perfeita para a Sona, pois ela é uma campeã em que você busca escalar para o late game (estágios mais tarde do jogo onde geralmente lutas em grupo acontecem com maior frequência).

  • Aery é a escolha principal pois a Sona consegue aplicar o efeito de defesa da runa (concedendo shield adicional) em todas as suas habilidades básicas, podendo a conjurar sempre que ela estiver disponível (a runa funciona de modo que o cooldown é de acordo com a distância em que o alvo está do conjurador) e como ela se mantém próxima ao aliado em que vai conjurar sua aura a raposinha logo volta e tem um tempo de recarga bem pequeno.
  • Faixa de fluxo de mana é essencial já que Sona tem um custo de mana muito alto em suas habilidades, com essa runa você consegue diminuir esse problema da campeã.
  • Transcendência é uma das melhores escolhas da terceira parte da árvore já que concede Aceleração de habilidade e faz com que suas habilidades voltem mais rápido. Celeridade também pode ser utilizada e vai de gosto pessoal (mas também fica bom com a build de Shurelya)
  • Tempestade crescente é a escolha perfeita para Sona já que o objetivo dela é que o jogo dure e ela acumule itens e status.

Árvore secundária:

Aqui temos uma grande variedade de árvores secundárias que podem ser utilizadas e todas vão de sua preferência, vou deixar o intuito de cada uma e recomendações de situações as quais são boas, eu por preferência sempre pego tanto armadura quanto resistência mágica e não pego força adaptativa.

Precisão:


Nessa árvore temos 3 runas que podem ser escolhidas e são atrativas, sendo elas Presença de espírito, Lenda:tenacidade e Dilacerar.
Recomendo escolher essa página de secundária quando você quiser jogar com builds mais ofensivas e sem regeneração de mana. Ou quando o time inimigo tem muito controle de grupo (Ex: Leona, Fiddlesticks, Varus, no mesmo time).

Determinação:

Nessa árvore também temos 3 runas que são atrativas para Sona, sendo elas Golpe de Escudo, Osso Revestido e Revitalizar.
Recomendo escolher essa página quando o time inimigo tem muitos assassinos ou você se encontra em uma match up desfavorável (ou seja bonecos de engage, você pode conferir os conceitos básicos de match up aqui), assim você escolhe a opção de Osso Revestido para evitar um possível Burst (tomar quantias grande de dano em pouco tempo e morrer rápido) e aproveita e pega o Revitalizar que auxilia nos Escudos e Curas da Sona.

Inspiração:

Nessa página você pode optar pela Entrega de Biscoitos, Calçados Mágicos e Perspicácia Cósmica.
Recomendo em match ups aos quais o time inimigo tem muita pressão nos primeiros minutos de jogo (Ex: Karma, Varus, Brand, Lux) desse modo você utiliza os biscoitos para sobreviver esses momentos iniciais e ter mais mana para lidar com os pokes. Os calçados servem para economizar seu gold e completar seus itens mais rápído, e como campeões de poke são focados em botar pressão na lane, eles provavelmente não vão ir gankar o mid então você não precisa de bota para acompanhar (acompanhar ganks não é o forte da Sona, porém em elos mais altos acaba sendo necessário).

Dominação:

Nessa página você pode optar por qualquer uma das três opções da segunda linha dependendo do seu estilo de jogo, além disso você pode usar a Caça incansável para ter velocidade adicional, ou a Caça ardilosa para diminuir o tempo de recarga de seus itens.
A árvore de dominação é a que eu estou testando ultimamente com a build de Pedra lunar, estou usando o setup da imagem e o motivo é que os stacks da Caça Ardilosa diminuem o tempo de recarga de TODOS os seus items, sendo eles ativos ou não, desse modo o tempo de recarga do Regenerador de Pedra Lunar (2 segundos) é reduzido e você consegue aplicar seu efeito mais vezes!

Itemização

Em todas as situações sua compra inicial deve ser essa, pois a Sona tem grande facilidade de acumular o gold da missão do Gume do Ladrão Arcano, desse modo mesmo em lanes difíceis não se tem problema em utilizar do item, além disso ele proporciona muita regeneração de mana, que é bem vinda para a campeã. As duas poções de vida servem para serem utilizadas antes do primeiro Retorno, utilize elas se notar que você perder muita vida e evite utilizar o W antes dele estar com no mínimo 2 pontos (nível 4).
Caso você esteja inclinado a fazer peel e queira focar nas curas e escudos, eu recomendo priorizar sempre a compra de uma Lágrima da Deusa (em nenhuma build você ira aprimorar ela, a função é somente aumentar sua mana) desse modo tente voltar para base com pelo menos 400 de gold (650 caso queira um amuleto da fada, e 700 caso queira uma bota),  esse item fará com que você não sinta problemas de mana e possa ficar por tempos prolongados na rota, sendo perfeito contra campeões que pressionam ou tem foco de ganhar o começo de jogo (ex: Karma).

Quando estiver inclinado a fazer uma build mais voltada para o dano eu recomendo juntar pelo menos 700 de gold antes do primeiro recall para comprar um Estilhaço de Kirchei (1100 em situação perfeita, assim você compra uma Lágrima da Deusa também), este item concede 80 de dano mágico fixo no seu ataque básico e recarrega ao se mover, e sim na build de dano da Sona é melhor você comprar esse item para acelerar sua força no early game, desse modo você praticamente dobra o dano causado em seu ataque no começo de jogo e isso tem grande impacto, após essa compra é necessário que vc use sua passiva sempre que o item estiver com 100 cargas e surgir a oportunidade de atacar o inimigo.
Em relação a bota sempre escolha as Botas Ionianas de Lucidez, elas são boas pois trazem a Aceleração de habilidade para ambas as builds ( na build de ap/dano você precisa estritamente delas pois é a única fonte de Aceleração de habilidade, o que torna ela viável).

Na build de dano/ap após comprar os itens inicias recomendados acima, tente juntar 700 de gold e comprar um Fulgor e posteriormente um Lacre Sombrio (350g) depois disso tente focar em dar roaming e tente pegar abates e participações desse modo juntando 2300 de gold e completando sua Perdição de Lich, após completar esse item você irá juntar 1800 de gold e comprará um Canhão Fumegante, sim isso mesmo, a lógica é a mesma que a compra para o Twisted Fate, com esse item você consegue causar muito dano a longa distância e sem se expor.

Na build Peel/Suporte após comprar os itens iniciais você tem que concluir seu item mítico o mais rápido possível, as opções que são viáveis na Sona são o Regenerador de Pedra Lunar e o Hino Bélico de Shurelya, ambos são situacionais e tem seus prós e contras.

Se optar pelo Shurelya tente comprar itens que aumentam escudo e cura como por exemplo o Turíbulo Ardente (caso seu time tenha campeões que dão muitos ataques básicos) ou o Cajado Aquafluxo ( caso seu time tenha campeões que se aproveitam de poder de habilidade e aceleração de habilidade).

Se optar pelo Regenerador de Pedra Lunar você pode comprar itens de tank (testei recentemente e tive um resultado promissor nos elos mais altos) como por exemplo Presságio de Randuin (caso o time inimigo tenha muito dano físico) e Semblante Espiritual (caso o time inimigo tenha muito dano mágico).

Contra composições com muita cura (ex: Yuumi, Vladimir, Sylas, Soraka e bonecos que fazem Arco escudo Imortal e Regenerador de Pedra Lunar) é muito recomendável comprar o Putrificador Quimtec de segundo item, já que seu efeito é concedido ao curar e conceder escudos e a Sona consegue aplicar ele em área para todos que receberam a Aura de seu W, ou qualquer aura isolada com a utilização do Aery.

Comportamento em Lutas de Equipe e no final do jogo

Seu objetivo nas lutas de Sona irá variar de acordo com a build que escolheu seguir, mas em todas elas é fundamental se posicionar de maneira mais passiva e de preferência junto de seu time sempre.
Se você optou pelo Shurelya tente conceder a velocidade de movimento adicional para os campeões do seu time que podem engajar, utilizando a ativa sempre que eles demonstrarem uma atitude de iniciação, em caso do seu time não ter iniciação você irá utilizar a ativa para ajudar um carry a se reposicionar.
Se você optou pela build Ap seu objetivo será causar grandes quantidades de dano aos carrys do time inimigo ou a alvos desavisados que se expõem demais, você de certa forma funciona como outro carry na partida, se você aplicar a build com eficiência irá conseguir acumular muitos abates, logo, terá que tomar cuidado para não entregar neutralizados para o time inimigo.

Muito Obrigado por ler este artigo!

Se chegou até aqui e quer mais informações sobre um conteúdo mais aprofundado em relação a Sona ou a qualquer outro campeão seja ele suporte ou não, nós na Elomax fornecemos o serviço de coaching, que pode ser focado em rotas, ou até em campeões específicos, abrindo a possibilidade de você receber todo conhecimento que precisa para melhorar seu desempenho no jogo! Até o próximo artigo <3

Logo

Seja bem-vindo à ELOMAX

Por favor, insira seu e-mail/senha para acessar sua conta da ELOMAX.

League of Legends é uma marca registrada da Riot Games, Inc. Nós não somos de nenhuma forma afiliados, associados ou endossado pela Riot Games, Inc. Todos os direitos autoriais, marcas, imagens e marcas de serviço pertencem a seus respectivos proprietários.