Como jogar de Kled - Guia Completo

Salve! Sou o Pulkzerstorer, jogo LOLzin desde a Season 4. Virei main Kled logo no seu lançamento, acumulando 4 milhões de maestria. Costumo ficar entre os 10 melhores Kleds do servidor BR jogando no Tier Mestre.

1. Tema geral e função do Campeão

Kled é um champion Lutador, na maioria das vezes jogado no Top, e podendo ir Mid como counter-pick para alguns assassinos. Tem um early e mid game forte decaindo muito no late game. Sua função no game é pegar vantagem na lane e distribuir pelo mapa, tentando terminar o jogo rapidamente ou entregando vantagem para um carry de late game.

Kled pode facilmente destruir qualquer partida, se bem jogado.

2. Habilidades

Passiva: SKAARL, A LAGARTO COVARDE

A sua vida é dividida em 2 barras, uma da montaria e outra a do Kled, toda vida que vem de itens e runas vai para a barra da montaria. Quando a 1a barra acaba Kled desmonta, ficando inalvejável por um curto período e purificando qualquer crowd control aplicado antes. Quando desmontado seu Q vira outra habilidade, seu E e R não podem ser usados, recebe um pouco de range e perde movespeed base, porém ganha um buff de movespeed quando corre atrás de champions inimigos. Enquanto desmontando, uma barra de fúria pode ser cheia matando minions ou dando AAs e acertando Qs em champions inimigos, e quando esta chega em 100, a montaria volta com uma % de vida e os CDs do Q e do E são resetados.

Q: ARMADILHA NA CORDA / PISTOLA DE BOLSO

Uma skillshot de corda que se prende ao primeiro champion ou monstro inimigo, da dano inicialmente e se ficar perto do rival, puxa ele dando mais dano, aplicando slow e feridas dolorosas. Quando desmontado vira PISTOLA DE BOLSO, uma skillshot em cone que te joga para trás.

W: TENDÊNCIAS VIOLENTAS

Um buff de attack speed que dura 4 segundos ou por 4 AAs, o 4º AA da dano extra. Essa habilidade não pode ser controlada, sempre ativa quando batemos em algum rival.

E: JUSTAR

Um dash que marca o primeiro champion que for atingido, pode ser usado de novo para pular em direção do inimigo marcado. O primeiro dash não atravessa terreno, porém o segundo atravessa.

R: AVANÇAAAAAAAR!!!

Se move para área selecionada, recebendo movespeed e um shield gradualmente. Trava no primeiro champion inimigo que encontrar no caminho e pula até este, dando um leve empurrão e dano. Também deixa um rastro de movespeed que pode ser usado por seu time.

Pegue o Q nível 1 e sempre foque Q > W > E. Não pegue o W de imediato no nível 2 (Explico por que logo abaixo).

3. Gameplay e combos

Nível 1: Evite trocas muito longas para não perder a montaria muito cedo, se for dar all-in tente, por regra, acertar 2 Qs enquanto montado, acertando o segundo quando estiver prestes a desmontar.

Nível 2: Temos nossa primeira chance de kill. Acerte um Q e vá pra cima do rival, assim que chegar nele upe seu W (Use CTRL + W) e surre ele. É importante upar o W somente quando garantir que vai acertar os 4 AAs, pois este é o único ponto no game que se pode controlar o W.

Nível 3: Temos nosso dash, tente sempre acertar o E quando der all-in para marcar o inimigo, segure o segundo E pelo máximo de  tempo possível (a marca dura 3 segundos) e use o segundo pulo para acompanhar o flash ou dash do rival.

Caso esteja prestes a desmontar, você pode upar o W somente depois disso, garantindo pegar sua montaria de volta com o attack speed do W. A partir dai você deve sincronizar seus all-ins com o CD do seu W, sempre que for gastar o W para farmar use ele o mais rápido possível, pois o CD só começa a abaixar quando usamos todos os 4 AAs.

O combo básico é E + Q, você pode usar o Q qualquer momento da animação do dash, isso deixa seu Q bem mais imprevisível. Também pode segurar o Q depois de dar o E caso seja um oponente que desvie muito.

Sua passiva reseta o aggro da torre, o que é ótimo para dives. Sempre inicie o dive tankando para seu jungler.

A Ult pode ser usada como um gapcloser no x1, use ela de perto e quando travar no rival já jogue seu Q ou caso ele tenha um dash um flash comece com o E e acompanhe ele no segundo salto.

É possível flashar no meio da animação de ambos os Qs, transpondo a corda ou tiro para onde você flashar, o mesmo ocorre com o E.

4. Desmontado

O modo mais rápido de pegar a montaria de volta são 5 AAs + 1 Q, importante que todas as balas do Q acertem, você deve tentar controlar quando for desmontar de modo que seu W esteja up para facilitar isto. 

Seu Q tem 2 cargas te joga para traz (atravessa paredes), leve isso em consideração para não perder kills, tente usar a segunda carga do Q para finalizar ou de modo que garanta que pegue a montaria de volta.

Enquanto desmontado você ganha um pouco mais de alcance no AA, o que pode ser usado para kitar champions melee, é bom praticar isso para evitar dano e aumentar suas chances de sobreviver.

Qualquer dano extra usado para te desmontar assim como stuns são ignorados. Use isso para punir rivais que usaram o combo inteiro enquanto você estava montado.

Quando você pega 100 de fúria, existe um delay de 0,5 segundos até a montaria voltar. Você pode morrer durante esse delay, continue em movimento ou flash para longe se ver que o rival vai te dar o golpe final.

5. Ultimate

Existem diversos modos de usar sua Ult, na laning phase: você pode usar para gankar o mid ou bot, simplesmente indo reto pela lane. O mid é possível chegar por trás do rival caso você ult de dentro da jungle rival, bem imprevisível. Também pode usar sua Ult logo após seu teleporte, deixando este muito mais potente. Lembre-se que o áudio da sua Ult pode ser ouvido pelos inimigos.

No mid game, tente sempre chegar no flanco, só vá de cara se tiver um outro engage para complementar o seu (exemplo: acelerar um Amumu para cima do time rival).

No 1x1 existem algumas maneiras para usar sua Ult: como gap closer e você também pode ficar imparável durante a ult podendo usa-la para evitar CCs, como o tornado do Yasuo, por exemplo. Só lembre que o CD é muito alto e talvez não valha a pena.

Também pode ser usada para fugir, se for fazer isso use sua Ultimate de uma maneira que não de para te darem bodyblock. Use o E ou Flash e depois ult para longe.

6. Runas

Runas principais: 

Secundárias contra lanes even / fáceis:

Secundárias contra lanes difíceis:

Contra lanes difíceis

7. Build

Sua build deve se adaptar a cada jogo, os itens acima são os que buildo com mais frequência, explicarei cada item desta lista o que deve te ajudar a entender como buildar com esse champ.

Lâmina Fantasma: Um ótimo item para fazer de início, pelo CDR e Letalidade que da e também pela passiva e ativa de movespeed que ajuda a snowballar com roamings ou a chegar mais rápido na lane.

Cutelo: Bom para fazer contra tanks, podendo ser o primeiro item ou segundo da build. Só faça este item se estiver contra oponente que estejam buildando armadura.

Eclipse/Arco-escudo: Os 2 melhores míticos para Kled, Eclipse te da mais dano em geral, mas a passiva do Arco-escudo ajuda muito a pegar sua montaria de volta, faça este se o time rival tiver muito burst. Sempre faça o item mítico de segundo ou até de terceiro, pois existem outras opções melhores para manter sua vantagem.

Presas da Serpente: Bom contra escudos, se tiver algum champion como Lulu/Karma ou que use Arco-escudo no time rival, priorize esse item. Por ser tão barato e efetivo, pode ser feito de segundo item.

Malmortius: É similar ao Arco-escudo só que somente para dano mágico, lembre que não da para buildar os dois juntos. Bem barato, pode ser feito como reação a algum dano AP feedado no time rival.

Randuin's: Este item é o mais efetivo contra dano físico, além de ser muito barato. Faça se o time rival tiver muitos champs AD. Não esqueça de usar a ativa dele.

Quebra-cascos: Ótimo para split além de ser barato, faça este se estiver com vantagem em cima do seu rival de lane e ver uma condição de vitória por split. Lembre-se que se tiver algum aliado próximo você perde a passiva do item.

GA: Bom para team-fights, garante que você pegue sua passiva de volta caso morra durante o delay de 0,5 segs, além de ser bem barato e ter o cronômetro na receita.

Serylda's: Uma alternativa para o Cutelo, o slow comba bem com seu Q, praticamente garantindo que o puxão vai pegar.

8. Final

O que passei aqui é bem teórico, você deve aplicar esse conhecimento no jogo e ir testando o que mais dá certo para seu estilo de jogo. A ELOMAX tem o serviço de Coaching, que são aulas particulares sobre determinados campeões e rotas, com objetivo de melhorar sua gameplay exponencialmente. Caso queira um conhecimento mais profundo de Kled ou na Toplane, te aguardo lá!

Espero que esse guia tenha sido útil e que deixe meu champion favorito um pouco mais popular! Até logooo! o/

Logo

Seja bem-vindo à ELOMAX

Por favor, insira seu e-mail/senha para acessar sua conta da ELOMAX.

League of Legends é uma marca registrada da Riot Games, Inc. Nós não somos de nenhuma forma afiliados, associados ou endossado pela Riot Games, Inc. Todos os direitos autoriais, marcas, imagens e marcas de serviço pertencem a seus respectivos proprietários.