6 dicas infalíveis para ser um bom mid laner

 Olá sou o Instrutor Vlad, jogo LoL desde a Season 2 e desde estão sempre me mantive no Challenger, inclusive nesta temporada. Nesse artigo vou estar trazendo a vocês 6 dicas que eu acredito serem essenciais para você conseguir melhorar jogando no mid.

1. Ter um bom Blind Pick

O que é blind pick? blind pick significa que você vai escolher o campeão antes do seu adversário, ou seja, você vai estar escolhendo um campeão sem saber o que vai enfrentar. Ter um bom blind pick, principalmente no mid, é muito importante pelo fato da mid laner ser uma lane que impacta muito no game em geral, seja em roaming ou ajudar o time ou ainda carregar o game. Campeões bons para blindar são aqueles que você tem uma maior afinidade, campeões que tem pressão de lane ou uma lane muito tranquila e principalmente os campeões que estão no meta atual, que normalmente são os campeões mais fortes do patch.

2. Controle de Wave

Controle de wave na mid lane é algo complexo, porém extremamente recompensador. Saber controlar a wave concede a você diversas vantagens, como por exemplo: 

  • Facilita um gank do seu jungler;
  • Facilita o roaming de seu suporte;
  • Te ajuda a ficar safe em lane desfavorável;
  • Ajuda a prender o mid laner inimigo na lane;
  • E te facilitará a ter bons recalls;

Controlar a wave se baseia nos conceitos de freezar, crashar, bounce, slow push, tentarei explicar cada um deles de forma didática.

Freezar: Freezar a wave (congelar a wave), se baseia em deixar a wave perto da sua torre, isso irá te ajudar a jogar de uma forma mais safe e vai forçar seu inimigo a jogar de uma forma mais agressiva na lane, pois a wave vai estar em uma situação ruim e ele ficará muito exposto a ganks.

Crashar: Crashar a wave se baseia em você levar uma wave para a torre o mais rápido possível, com objetivo dela voltar pro meio da lane, ou dependendo da situação, ela voltar de uma forma lenta fazendo com que o inimigo perca minions e a wave voltará para você com bastante minions. Se você levar uma wave grande para torre ela tende a voltar lentamente e stackando minion inimigo, se você puxar 1 wave muito rápido ela tende a voltar pro centro da lane.

Bounce: bouce de wave signfica que você vai puxar uma wave grande com o objetivo da wave voltar para você de uma forma em que o inimigo perca minion e chegue uma wave stackada para você, sendo assim, você irá ganhar vantagem de exp/gold e até poderá freezar e ficar safe na lane.

Slow push: Slow push se baseia em você stackar uma wave de minions. Normalmente você precisa ter mais minions para puxar a wave bem devagar e assim stackar o máximo de minions aliados em direção a torre inimiga, com o objetivo de dar dive, forçar o inimigo a ficar na lane, ganhar um bom recall, conseguir dar roaming ou obter pressão pra wardar dentro da jungle inimiga.

Você irá utilizar mais de 1 método para realizar o controle de wave. Exemplo: para você crashar ou dar bounce em uma wave, normalmente você vai ter que deixar ela em slow push. Controle de wave é muito importante e a maioria dos players não sabem controlar a wave. Saber seu conceito e como aplicar ele, te deixará com uma vantagem imensa em relação aos demais jogadores. Posso afirmar com toda certeza: se você quer subir de elo, saber controle de wave é, essencialmente, o básico do jogo. Separei um bom vídeo sobre o tema.

3. Roaming

Saber o momento exato de dar roaming é essencial, pois isso irá conceder vantagens para você e seu time, porém, se feito de maneira errada, pode acabar te atrapalhando. Para dar roaming você precisa saber se você vai ser recompensado com kills/barricadas/torres, se você tem pressão de lane, se você tem uma composição boa com engage ou ainda um time que tenha facilidade para realizar dives. Você pode muitas vezes colocar pressão no mapa só de sair do campo de visão do time inimigo, simplesmente pelo fato do time inimigo não ter visão de você. Dessa forma, eles serão obrigados a recuar e acabarão perdendo a pressão. Lembre-se que cada detalhe pode fazer muita diferença na partida.

4. Recall

Saber a hora de dar recall é importante para você não perder recursos. A melhor hora para dar recall é quando você puxa uma wave antes da wave de canhão. Waves de canhão vem a cada 1:30 minutos, começando quando as tropas são liberadas: 2:30/4:00/5:00/7:00/8:30/10min […]. Muitas vezes você pode acabar eliminando o inimigo e sua wave estar freezada, isso poderá te dar um recall ainda melhor ou ainda pode ocorrer de você estar em uma situação a qual há risco de morrer na lane ou tomar um dive e vai ter que acabar dando recall. Lembre-se: melhor perder alguns minions do que perder a rota por ficar desnecessariamente na rota. 

5. Saber trocar na lane

Essa dica serve pra todas as lanes, praticamente. Ter uma boa troca na lane se baseia em você saber o CD (tempo de recarga) das skills mais importantes do campeão inimigo. Exemplo: E da Ahri, W do Talon, E do Fizz, W do Zed, etc. Resumindo, você terá uma abertura para punir o inimigo quando essas skills estiverem em CD. Uma dica importante é você saber o limite do seu campeão e o limite do campeão inimigo para as trocas: saber se seu campeão tem um CD alto e trocas mais explosivas ou é um campeão com mais de dano por segundo. Saber disso irá te ajudar a se decidir se você deve ou não deve estender a troca. Deixarei um vídeo demonstrando sobre o assunto.

6. Tracking do jungle inimigo

O tracking do jungle inimigo é algo extremamente importante, pois isso irá ajuda-lo a saber o momento de jogar safe, de ser agressivo, de dar invade e de dar roaming de uma forma segura. A forma mais correta de ter o tracking do jungler inimigo é sabendo onde ele começou e se é um campeão de full clear ou um campeão de gank early. Sabendo onde ele começou, você pode pensar na rota que ele vai fazer e posicionar sentinelas para te dar vantagem em visão e também posicionamento na rota, evitando ganks e também jogando mais ao lado da side que seu jungle está. Deixarei este vídeo sobre traking para você dar uma olhada.

Acredito que essas dicas são muito valiosas e espero que consiga aproveita-las. Irei trazer dicas e guias de campeões da mid lane nos próximos artigos. Até logo!

Logo

Welcome to ELOMAX

Please, enter your e-mail/password to access your ELOMAX account.

League of Legends is a registered trademark of Riot Games, Inc. We are in no way affiliated with, associated with, or endorsed by Riot Games, Inc.