5 dicas essenciais para se dar bem no TOP

Olá, sou o Fabin, jogo desde o início da Season 6, e neste artigo estarei brevemente citando as 5 coisas que um toplaner deve focar para melhorar no jogo e, eventualmente, subir de elo.

Controle de Wave

O controle de wave é o mais importante do TOP, sem sombra de dúvidas. Hoje em dia tem muito conhecimento espalhado pela internet acerca de controle de wave, tem vários vídeos no Youtube ensinando os fundamentos do controle de wave - e conteúdo de qualidade - vou deixar um vídeo excelente que ensina o básico do controle de wave.

Aprender a jogar com bons blind picks

Top é uma lane que você com frequência perde por simplesmente estar em uma match up extremamente desvantajosa (Riven vs Renekton; Camille vs Darius; Camille vs Renekton; por exemplo), e para minimizar a chance de isso acontecer, o melhor a se fazer é ter bons campeões blind picks na sua Champion pool. Um exemplo, neste Patch 11.10, os melhores blind picks são o Urgot, Sion e talvez Darius. Mas Shen pode ser incluído nessa lista.

Usar seu TP de maneira eficiente

Seu teleporte tem muitas utilidades: construir uma vantagem de XP/GOLD em cima do seu laner, ou garantir o dragão, ou ainda dar vantagem para a sua bot lane. A decisão boa parte das vezes vai ser baseada na situação que a sua wave se encontra na lane, para acompanhar o toplane inimigo ou para ajudar seu time em lutas. Assista um vídeo explicando sobre o TP.

Wards Avançadas/Ajudar seu Jungler

Quando você joga uma match up em que você tem pressão é muito importante descer no rio pra ajudar seu jungler a pegar um Aronguejo ou entrar na jungle do adversário para deixar uma ward, assim revelando o pathing dele e aliviando pressão em todas as outras lanes.

Aceitar ser o Weakside

Vão ter jogos em que seu jungler simplesmente não vai te ajudar e o jungler adversário não vai sair da sua wave, e isso é um fato, vai acontecer, a questão é: O que fazer nessas situações?

É bem complicado, muitos jogadores por ego ou teimosia preferem tentar uma outplay sem sentido em um 1v2 quando o certo nessas situações é simplesmente givar a wave na torre e evitar ao máximo morrer. Geralmente quando você é extremamente campado no TOP seu time consegue/deveria construir vantagens na lane oposta, pegando objetivos.

Então mais uma vez, quando estiver sendo muito campado, aceite que o jogo não vai ser nem um pouco divertido pra você. Incentive seu time a construir alguma vantagem no outro lado, tente sobreviver aos dives, e quando tiver a impressão que é impossível sobreviver a um dive, só de recall/recue pra sua T2 e aceite todos aqueles minions morrendo na sua torre. É melhor você ceder do que morrer e perder waves, pelo menos assim você dá menos vantagem ao seu oponente.

Serviço de coaching

Aqui na Elomax temos excelentes Instrutores toplaners, se você deseja seguir no top ou se tornar main top, a dica é frequentar o serviço de Coaching. O Coaching é uma aula prática, ministrada por um jogador grão-mestre ou desafiante, que consegue de forma didática repassar todo seu conhecimento de jogo para o aluno. É uma ótima oportunidade de você aprender a enxergar seus erros e corrigi-los. Até o próximo artigo!

Logo

Seja bem-vindo à ELOMAX

Por favor, insira seu e-mail/senha para acessar sua conta da ELOMAX.

League of Legends é uma marca registrada da Riot Games, Inc. Nós não somos de nenhuma forma afiliados, associados ou endossado pela Riot Games, Inc. Todos os direitos autoriais, marcas, imagens e marcas de serviço pertencem a seus respectivos proprietários.